Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/9179
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNeves, Frederico de Castro-
dc.contributor.authorAraújo, Leo Natanael de Jesus-
dc.date.accessioned2014-09-25T15:13:31Z-
dc.date.available2014-09-25T15:13:31Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationARAÚJO, Leo Natanael de Jesus. Impressões e lutas dos trabalhadores gráficos de Fortaleza (1970 a 2000). 2014. 152f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em História, Fortaleza (CE), 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9179-
dc.description.abstractIndustrial production of the printed word has undergone technological changes that culminated in the demise of the traditional crafts of typography and linotype. To understand these modes do, feel and represent the printed word appealed to the orality of compositors and typesetters through their testimonials. The narratives of the new printers and professional offset phototypesetting technology provide the questioning of the limits and possibilities of working-class struggle against capitalist exploitation, posed by this new world of work in the printing industry of Fortaleza. Multiple temporalities worked by his memories represent the experiences of these workers in the struggle against the subordination of labor to a capitalist logic of industrialism. Apart from oral sources, the documentary corpus is composed by union sources (meeting minutes, pamphlets, newspapers), reports and industry surveys of FIEC and SENAI, photographs, images, and specialized works in graphic production. The analysis was sustained on the theoretical contributions of the Social History of Labour (mainly EP Thompson), the Oral History Alessandro Portelli and the critique of industrialism Kirkpatrick Sale, plus a host of other authors.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectTypographerspt_BR
dc.subjectCapitalist industrialismpt_BR
dc.subjectImpressores - Fortaleza(CE) - Atitudes - 1970-2000pt_BR
dc.subjectLinotipistas - Fortaleza(CE) - Atitudes - 1970-2000pt_BR
dc.subjectTrabalhadores da indústria gráfica - Fortaleza(CE) - Atividades políticas - 1970-2000pt_BR
dc.subjectSindicatos - Trabalhadores da indústria gráfica - Fortaleza(CE) - 1970-2000pt_BR
dc.titleImpressões e lutas dos trabalhadores gráficos de Fortaleza (1970 a 2000)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA produção industrial da palavra impressa passou por transformações tecnológicas que culminaram na extinção dos tradicionais ofícios da tipografia e linotipia. Para compreender esses modos de fazer, sentir e representar a palavra impressa recorreu-se à oralidade de tipógrafos e linotipistas através de seus depoimentos. As narrativas dos novos profissionais impressores e fotocompositores da tecnologia offset proporcionam a problematização dos limites e possibilidades à luta operária contra a exploração capitalista, colocados por esse novo mundo do trabalho na indústria gráfica de Fortaleza. As múltiplas temporalidades trabalhadas por suas memórias representam as experiências desses trabalhadores na luta contra a subordinação do trabalho a uma lógica do industrialismo capitalista. Além das fontes orais, o corpus documental é composto por fontes sindicais (atas, panfletos, jornais), relatórios e pesquisas industriais da FIEC e do SENAI, fotografias, imagens e obras especializadas em produção gráfica. A análise sustentou-se sobre as contribuições teóricas da História Social do Trabalho (principalmente E.P. Thompson), a História Oral de Alessandro Portelli e a crítica ao industrialismo de Kirkpatrick Sale, além de uma gama de outros autores.pt_BR
dc.title.enPrints and Graphics struggles of workers Fortaleza (1970-2000)pt_BR
Aparece nas coleções:PPGH - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_dis_lnjaraujo.pdf1,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.