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dc.contributor.authorAlmeida, Manoel Bosco de-
dc.date.accessioned2011-10-19T20:20:50Z-
dc.date.available2011-10-19T20:20:50Z-
dc.date.issued2000-06-
dc.identifier.citationSILVA, Almir Bittencourt da; ALMEIDA, Manoel Bosco de. Educação e o processo de convergência: um teste empírico para a indústria de transformação brasileira. Fortaleza: CAEN / UFC, 2000. Estudos Econômicos, 20-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/913-
dc.description.abstractThis study empirically the role of education, defined by the number of years of schooling of the Population in Working Age in the Brasilian Transformation Industry, on the convergence process of the productivity of labor taken from each state. The period of analysis is determined by census data, available for the 1950 to 1985 period. The theoretical foundation is the Neo-Classical Growth Model, more specifically, the models specified by Barro and Sala-i-Martin’s as well Baumol’s specification. The final results indicate the great contribution of the secondary education relative to 1980 for the increase of the rate of convergence in the 1950/1985 period. On the other hand, the results for the primary education variable, were not significant in the case of the Barro and Sala-i-Martin Model,pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEstudos Econômicospt_BR
dc.relation.ispartofseries20;-
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleEducação e o processo de convergência: um teste empírico para a indústria de transformação brasileirapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho investiga empiricamente a contribuição da educação, definida pelo grau de escolarização da População Economicamente Ativa na indústria de transformação brasileira, sobre o processo de convergência da produtividade do trabalho considerada a partir dos estados da federação. O período de análise foi determinado pela existência de dados censitários, tendo como início o ano de 1950 e término o ano de 1985. A fundamentação teórica do trabalho tem como base o modelo neoclássico de crescimento e a abordagem metodológica utiliza as equações propostos no Modelo de Barro e Sala-i-Martin e na regressão adotada por Baumol. Os resultados obtidos nas estimações evidenciaram a grande contribuição do grau de escolarização secundária relativa ao ano de 1980 para a elevação da taxa de convergência, no período compreendido entre 1950 e 1985. Em relação à educação primária, a estimativa feita no modelo de Barro e Sala-I-Martin não resultou significante, embora na equação de Baumol o resultado tenha sugerido que a influência dessa variável sobre o crescimento da produtividade ocorrera com maior intensidade na década de 1970.pt_BR
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