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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSampaio, José Levi Furtado-
dc.contributor.authorAssis, Raimundo Jucier Sousa de-
dc.date.accessioned2014-09-09T20:48:31Z-
dc.date.available2014-09-09T20:48:31Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationASSIS, R. J. S.; SAMPAIO, J. L. F. (2011)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9025-
dc.descriptionASSIS, R. J. S. Ferrovias de papel: projetos de domínios territoriais no Ceará (1864-1880). 2011. 166 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectProjetos ferroviáriospt_BR
dc.subjectTransporte ferroviáriopt_BR
dc.subjectGeografia humanapt_BR
dc.subjectGeografia regionalpt_BR
dc.titleFerrovias de papel: projetos de domínios territoriais no Ceará (1864-1880)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste estudo trata de quatro projetos ferroviários que foram elaborados enquanto propostas de modernizações para o território do Ceará entre os anos de 1864 a 1880. O intuito é debater a geografia dos traçados projetados para cada plano, a formação dos personagens propositores de cada projeção com os lugares e os partidos políticos a quem estavam atrelados, o conteúdo que os planos ganhariam por terem sido riscados sob a centralidade dividida das redes comerciais do Ceará, as relações entre os projetos ferroviários e o contexto agro-exportador e a implantação da estrada de ferro de Baturité como o único projeto ferroviário a ser materializado entre os quatro planos anunciados. Os planos ferroviários foram propostas de formação de quatro domínios territoriais seletivos no Ceará, fechados aos limites da província, por ter cada projeção o objetivo de “prender” pontos do interior a um porto no litoral, porém, ligados politicamente ao Estado monárquico e ao capitalismo internacional, na medida em que a combinação estava entre as oligarquias locais, a Corte e as negociações com o capital estrangeiro. Em Ferrovias de Papel buscamos inverter os documentos ferroviários em possíveis interpretações territoriais, acentuando como os interesses de poucos homens da classe senhorial riscavam, planejavam e decidiam os caminhos das modernizações na província do Cearápt_BR
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