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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/9025
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Sampaio, José Levi Furtado | - |
dc.contributor.author | Assis, Raimundo Jucier Sousa de | - |
dc.date.accessioned | 2014-09-09T20:48:31Z | - |
dc.date.available | 2014-09-09T20:48:31Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.citation | ASSIS, R. J. S.; SAMPAIO, J. L. F. (2011) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9025 | - |
dc.description | ASSIS, R. J. S. Ferrovias de papel: projetos de domínios territoriais no Ceará (1864-1880). 2011. 166 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Projetos ferroviários | pt_BR |
dc.subject | Transporte ferroviário | pt_BR |
dc.subject | Geografia humana | pt_BR |
dc.subject | Geografia regional | pt_BR |
dc.title | Ferrovias de papel: projetos de domínios territoriais no Ceará (1864-1880) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este estudo trata de quatro projetos ferroviários que foram elaborados enquanto propostas de modernizações para o território do Ceará entre os anos de 1864 a 1880. O intuito é debater a geografia dos traçados projetados para cada plano, a formação dos personagens propositores de cada projeção com os lugares e os partidos políticos a quem estavam atrelados, o conteúdo que os planos ganhariam por terem sido riscados sob a centralidade dividida das redes comerciais do Ceará, as relações entre os projetos ferroviários e o contexto agro-exportador e a implantação da estrada de ferro de Baturité como o único projeto ferroviário a ser materializado entre os quatro planos anunciados. Os planos ferroviários foram propostas de formação de quatro domínios territoriais seletivos no Ceará, fechados aos limites da província, por ter cada projeção o objetivo de “prender” pontos do interior a um porto no litoral, porém, ligados politicamente ao Estado monárquico e ao capitalismo internacional, na medida em que a combinação estava entre as oligarquias locais, a Corte e as negociações com o capital estrangeiro. Em Ferrovias de Papel buscamos inverter os documentos ferroviários em possíveis interpretações territoriais, acentuando como os interesses de poucos homens da classe senhorial riscavam, planejavam e decidiam os caminhos das modernizações na província do Ceará | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DGR - Dissertações defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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