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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/9012
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Abu-El-Haj, Jawdat | - |
dc.date.accessioned | 2014-09-08T17:14:50Z | - |
dc.date.available | 2014-09-08T17:14:50Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.citation | ABU-EL-HAJ, J.(2005) | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0041-8862 (impresso) | - |
dc.identifier.issn | 2318-4620 (online) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/9012 | - |
dc.description | ABU-EL-HAJ, Jawdat. Da "Era Vargas" à FHC: transições políticas e reformas administrativas. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 36, n. 1/2, 2005, p. 33-51. | pt_BR |
dc.description.abstract | The article presented a retrospective of approaches and theories that guided administrative reforms in Brasil since the I 930s. Ir indicated three basic models that marked the institutionalization of thc public secror: bureaucratic--rational (I 938),entre prcneurial (1967) and managerial (1995). Ir suggested that thc consolidation of an eclectic public administration strengthened political ba rgaining to the detriment of institutional performance and created a tendency of rurfinvasion among the three leveis of the Brazilian Fcderation. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | http://www.rcs.ufc.br/edicoes | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Era Vargas | pt_BR |
dc.subject | Políticas e Reformas Administrativas | pt_BR |
dc.subject | Estado intervencionista | pt_BR |
dc.subject | Era FHC | pt_BR |
dc.subject | Centralização administrativa | pt_BR |
dc.subject | Estado Novo | pt_BR |
dc.title | Da “Era Vargas" À FHC: transições políticas e reformas administrativas | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O texto apresenta uma retrospectiva descritiva de abordagens e teorias que guiaram os diversos momentos das reformas administrativas no Brasil desde a década de I 930. Delimitou três modelos que marcaram a institucionalização do setor público: o burocrático-racional ( 1938), o empresarial (I 96 7) e o gerencial (I 99 5). Sugeriu que a consolidação de uma administração pública eclética que reforçou o peso das barganhas políticas em detrimento do desempenho institucional, gerando uma invasão de atribuições principalmente entre as três instâncias da federação brasileira. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DCSO - Artigos publicados em revistas científicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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