Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/8906
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCosta, Nelson Barros da-
dc.contributor.authorGonzalez, Bianca Neves Acevedo Carvalho-
dc.date.accessioned2014-08-26T17:04:04Z-
dc.date.available2014-08-26T17:04:04Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationGonzalez, B. N. A. C.; Costa, N. B. (2014)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8906-
dc.descriptionGONZALEZ, Bianca Neves Acevedo Carvalho. Posicionamentos discursivos na música popular brasileira para crianças. 2014. 174f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2014.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectBrazilian musicpt_BR
dc.subjectMúsica popular - Brasilpt_BR
dc.subjectCanções Infantispt_BR
dc.subjectMúsica de massa para criançaspt_BR
dc.subjectDiscurso literomusicalpt_BR
dc.titlePosicionamentos discursivos na música popular brasileira para criançaspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta dissertação tem como objetivo a descrição, análise e interpretação do funcionamento discursivo dos posicionamentos presentes na musica popular brasileira para crianças, tendo como base principal as concepções teóricas da análise do discurso de linha francesa, representada pelas ideias de Dominique Maingueneau, assim como sua aplicação ao estudo da Música Popular Brasileira pelo professor Nelson Barros Costa. Para tanto, contamos também o apoio interdisciplinar dos estudos acerca da infância,representados principalmente por Ariès e Corsaro e estudos antropológicos da performance, por Turner e Schechner. Para análise do corpus, composto por canções para crianças da década de 80 até os dias atuais, serão utilizadas as seguintes categorias de análise:posicionamento, interdiscursividade, ethos e performance, sendo que as duas primeiras remetem de maneira mais direta aos trabalhos já feitos na análise do discurso. Na análise do corpus, definiremos que identidades enunciativas, ou seja, que posicionamentos, são construídos e quais os seus mecanismos discursivos, mostrando, consequentemente, o funcionamento das operações simbólicas ligadas à infância.pt_BR
dc.title.enDiscursive positions in brazilian popular songs for childrenpt_BR
Aparece nas coleções:PPGL - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_dis_bnacgonzalez.pdf4,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.