Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/8906
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Costa, Nelson Barros da | - |
dc.contributor.author | Gonzalez, Bianca Neves Acevedo Carvalho | - |
dc.date.accessioned | 2014-08-26T17:04:04Z | - |
dc.date.available | 2014-08-26T17:04:04Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | Gonzalez, B. N. A. C.; Costa, N. B. (2014) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8906 | - |
dc.description | GONZALEZ, Bianca Neves Acevedo Carvalho. Posicionamentos discursivos na música popular brasileira para crianças. 2014. 174f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2014. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | www.teses.ufc.br | pt_BR |
dc.subject | Performance | pt_BR |
dc.subject | Brazilian music | pt_BR |
dc.subject | Música popular - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Canções Infantis | pt_BR |
dc.subject | Música de massa para crianças | pt_BR |
dc.subject | Discurso literomusical | pt_BR |
dc.title | Posicionamentos discursivos na música popular brasileira para crianças | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Esta dissertação tem como objetivo a descrição, análise e interpretação do funcionamento discursivo dos posicionamentos presentes na musica popular brasileira para crianças, tendo como base principal as concepções teóricas da análise do discurso de linha francesa, representada pelas ideias de Dominique Maingueneau, assim como sua aplicação ao estudo da Música Popular Brasileira pelo professor Nelson Barros Costa. Para tanto, contamos também o apoio interdisciplinar dos estudos acerca da infância,representados principalmente por Ariès e Corsaro e estudos antropológicos da performance, por Turner e Schechner. Para análise do corpus, composto por canções para crianças da década de 80 até os dias atuais, serão utilizadas as seguintes categorias de análise:posicionamento, interdiscursividade, ethos e performance, sendo que as duas primeiras remetem de maneira mais direta aos trabalhos já feitos na análise do discurso. Na análise do corpus, definiremos que identidades enunciativas, ou seja, que posicionamentos, são construídos e quais os seus mecanismos discursivos, mostrando, consequentemente, o funcionamento das operações simbólicas ligadas à infância. | pt_BR |
dc.title.en | Discursive positions in brazilian popular songs for children | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGL - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_dis_bnacgonzalez.pdf | 4,77 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.