Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/8888
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Enfermagem : promoção da saúde de crianças e adolescentes com excesso de peso no contexto escolar
Título em inglês: Nursing : promoting the health of overweight children and adolescents in the school context
Autor(es): Gonzaga, Nathalia Costa
Araújo, Thelma Leite de
Cavalcante, Tahissa Frota
Lima, Francisca Elisângela Teixeira
Galvão, Marli Teresinha Gimeniz
Palavras-chave: Cuidados de Enfermagem;Obesidade;Promoção da Saúde
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: Revista da Escola de Enfermagem da USP
Citação: GONZAGA, N. C. et al. Enfermagem : promoção da saúde de crianças e adolescentes com excesso de peso no contexto escolar. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 48, n. 1, p. 157-165, 2014.
Resumo: Estudo com o objetivo de analisar as intervenções de enfermagem relacionadas às competências de promoção da saúde de crianças e adolescentes com excesso de peso no contexto escolar, à luz do Consenso de Galway, por meio de uma revisão integrativa. Foram encontrados artigos publicados entre o ano de 1988 e junho de 2013, nas bases de dados CINAHL, SCOPUS, MEDLINE/PubMed, Cochrane, LILACS e SciELO. A partir de descritores indexados, obtiveram-se 139 publicações. Após leitura, foram selecionados 10 artigos. As competências de promoção da saúde mais evidenciadas foram: catalisar mudanças, avaliação das necessidades e avaliação do impacto. Destacaram-se as atividades de educação em saúde e as parcerias com outros profissionais de saúde e as famílias dos estudantes. Verificou-se que as competências de promoção da saúde desenvolvidas por enfermeiros podem contribuir para a adoção de hábitos saudáveis por crianças e adolescentes com excesso de peso.
Abstract: The study aimed to analyze the nursing interventions related to the competencies of health promotion of overweight children and adolescents in the school context, in light of the Galway Consensus through an integrative review. Articles published between 1988 and June, 2013 were found in the databases CINAHL, SCOPUS, MEDLINE/ PubMed, Cochrane, LILACS and SciELO. A total of 139 publications were obtained from indexed descriptors. Ten articles were selected after reading. The most evident competencies for health promotion were: catalyzing change, needs assessment and impact assessment. The highlights were activities of health education and partnerships with other health professionals and the families of students. It was found that the skills of health promotion developed by nurses can contribute to the adoption of healthy habits by overweight children and adolescents.
Resumen: Este estudio tuvo como objetivo analizar las intervenciones de enfermería relacionadas con las competencias para la promoción de salud de los niños y adolescentes con exceso de peso, en el contexto escolar, de acuerdo con el Consenso de Galway, a través de una revisión integradora. Se encontraron artículos publicados entre 1988 y junio 2013, en las bases de datos CINAHL, SCOPUS, MEDLINE/Pub- Med, Cochrane, LILACS y SciELO. A partir de los descriptores indexados, se obtuvieron 139 publicaciones. Después de su revisión, fueron seleccionados 10 artículos. Las competencias para la promoción de salud fueron: catalizar el cambio, evaluación de necesidades y evaluación de impacto. Se destacaron las actividades de educación para la salud y la colaboración con otros profesionales de salud y con las familias de los estudiantes. Así, se constató que las competencias para la promoción de salud desarrollada por los enfermeros pueden contribuir a la adopción de hábitos saludables por los niños y adolescentes con exceso de peso.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8888
ISSN: 1980-220X
Aparece nas coleções:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_art_fetlima.pdf354,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.