Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/8865
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Costa, Nelson Barros da | - |
dc.contributor.author | Lemos, Tércia Montenegro | - |
dc.date.accessioned | 2014-08-25T14:06:39Z | - |
dc.date.available | 2014-08-25T14:06:39Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.citation | Lemos, T. M.; Costa, N. B. (2008) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8865 | - |
dc.description | LEMOS, Tércia Montenegro. Gota d'água: um discurso retextualizador de Medéia. 2008. 315f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2008. | pt_BR |
dc.description.abstract | This essay analyses the play Gota d’água by Chico Buarque and Paulo Pontes, as a result of rewriting the classical tragedy Medea. Taking into consideration theoric and methodological from the Discours Analysis, the essay searches for the articulation text / context, essential for the understanding of the literary work interacting at the same time as a product, reflex and active element of historical circumstances. It will be taken into consideration, in the extention from Medea by Euripides to Gota d’água, by Chico Buarque and Paulo Pontes, the script Medea by Oduvaldo Vianna Filho. The previously mentioned articulation is essential due to the fact that many of the rewriting processes that Gota d’água presents can be noticed in a script written for an episode of a television program in Globo TV. Observing these influence relations will be part of this research, that will also observe the content these works in the context of the National-Popular Theatre in the 1970’s. Working with a literary and musical play, which is the case of Gota d’água, will still allow reflections about the Brazilian theatrical reality and popular music. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | www.teses.ufc.br | pt_BR |
dc.subject | Rewriting | pt_BR |
dc.subject | Theatre | pt_BR |
dc.subject | Retextualização | pt_BR |
dc.subject | Teatro grego (Tragédia) | pt_BR |
dc.subject | Medéia (tragédia grega) - Análise do discurso | pt_BR |
dc.subject | Teatro Popular - Brasil - Década de 1970 | pt_BR |
dc.title | Gota d'água: um discurso retextualizador de Medéia | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Esta pesquisa analisa a peça Gota d’água, de Chico Buarque e Paulo Pontes, enquanto resultado de um processo de retextualização da tragédia clássica Medéia. Levando em conta elementos teórico-metodológicos da Análise do Discurso, buscamos sempre a articulação texto/contexto, necessária para o entendimento da obra como a um só tempo produto, reflexo e elemento ativo das circunstâncias sócio-históricas. Consideramos, dentro do percurso que vai da Medéia de Eurípides à Gota d’água, de Chico Buarque e Paulo Pontes, o roteiro Medéia, de Oduvaldo Vianna Filho. Tal articulação é indispensável, pois muitos dos processos de retextualização que Gota d’água apresenta já podem ser observados nesse roteiro, escrito para um “Caso Especial” da Rede Globo. Perceber tais relações de influência fez parte de nossa investigação, que também abordou o enquadramento destas obras no contexto do Teatro Nacional-Popular da década de 1970. Trabalhar com uma peça de teor musical, como é o caso de Gota d´água, ainda permitiu reflexões sobre a realidade dramatúrgica brasileira e o gênero canção popular. | pt_BR |
dc.title.en | Gota d’água: a retextualizador speech of Medea | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGL - Teses defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2008_tese_tmlemos.pdf | 6,06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.