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dc.contributor.advisorAraújo, Júlio César Rosa de-
dc.contributor.authorCosta, Rafael Rodrigues da-
dc.date.accessioned2014-08-22T17:02:09Z-
dc.date.available2014-08-22T17:02:09Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationCosta, R. R.; Araújo, J. C. R. (2010)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8852-
dc.descriptionCOSTA, Rafael Rodrigues da. A TV na web: percursos da reelaboração de gêneros audiovisuais na era da transmídia. 2010. 173f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2010.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to discuss the possibilities of reworking television genres, due to transmedia phenomenon, which takes those genres to digital communication platforms. Accordingly to that, the research tries to capture evidences of change in two television genres – the soap opera and the newscast – in the edge of its migration to YouTube video repository. The genre reworking occurs due to two variables. The first one is the change in semiotic regime caused by transmedia phenomenon, whose main impacts are the reconfiguration of language macrofunctions (as conceived by Kress, Van Leeuwen, 1996) and, therefore, the change in the way semiotic entities manifest themselves. The second one is the adaptation of television genres to a digital genre material basis, conceived as a junction of software and hardware features. In such process, interactional attributes gain relevance, repurposing established relations between participants and opening new possibilities of dealing with television genres. The corpus of research is composed by six videos uploaded on YouTube, which were analyzed according to multimodal theory (KRESS; VAN LEEUWEN, 1996; KRESS, 2010), which covers their compositional, interpersonal and ideational features. Furthermore, the analysis focused the influence of the digital genre material basis on those features. Data collected indicate, first of all, that the genre reworking happens at a creative level. In other words, the genre reworking is capable to give birth to other genres; some of them standardized ones, and some of them emergent ones. In another level, the genre reworking transforms internal features of the analyzed genres, however it is insufficient to create other genres.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectGêneros na comunicação de massapt_BR
dc.subjectMídia digitalpt_BR
dc.subjectYoutube(Recurso eletrônico)pt_BR
dc.subjectVideoteipes na Internetpt_BR
dc.titleA TV na web: percursos da reelaboração de gêneros audiovisuais na era da transmídiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente pesquisa discute as possibilidades de reelaboração de gêneros audiovisuais televisivos por ocasião dos processos transmidiáticos aos quais são submetidos nos dias atuais, em direção a plataformas digitais de comunicação. Nesse sentido, busca-se flagrar evidências de mudança em dois gêneros discursivos – a telenovela e o telejornal – ao final de um processo de migração para o repositório digital de vídeos YouTube. A reelaboração de gêneros ocorre em virtude de duas variáveis. A primeira é a mudança do regime semiótico ocorrida na transmidiação, cujos principais impactos consistem na reconfiguração das macrofunções da linguagem (tais como concebidas por Kress; Van Leeuwen, 1996) e, por conseguinte, na maneira como as entidades semióticas passam a se manifestar. A segunda é a adaptação dos gêneros televisivos ao suporte digital, por nós concebido como a conjunção de softwares e hardwares específicos. Em tal processo, atributos interacionais ganham relevo, implicando em reposicionamentos nas relações estabelecidas entre participantes e nas possibilidades de fruição dos gêneros audiovisuais. Num corpus composto por seis vídeos postados no site YouTube, realizou-se uma análise à luz da teoria multimodal (KRESS; VAN LEEUWEN, 1996; KRESS, 2010), contemplando de aspectos composicionais, interpessoais e representacionais, além das ingerências do suporte digital sobre tais aspectos. Os dados revelaram que a reelaboração pode se dar, inicialmente, num nível criador, ou seja, capaz de dar origem a outros gêneros, sejam eles mais inclinados à estandardização, de um lado, ou mais inclinados à emergência, de outro. Num outro nível, a reelaboração altera traços internos dos gêneros analisados, porém não é suficiente para a criação de outros gêneros.pt_BR
dc.title.enTV on web: courses of reelaboration of audiovisual genres in the era of transmediapt_BR
Aparece nas coleções:PPGL - Dissertações defendidas na UFC

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