Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/8849
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Beserra, Eveline Pinheiro | - |
dc.contributor.author | Sousa, Leilane Barbosa de | - |
dc.contributor.author | Alves, Maria Dalva Santos | - |
dc.date.accessioned | 2014-08-22T16:28:50Z | - |
dc.date.available | 2014-08-22T16:28:50Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | BESERRA, E. P. ; SOUSA, L. B. ; ALVES, M. D. S. Intervenção educativa utilizando a atividade de vida respiração com adolescentes. Escola Anna Nery revista de enfermagem, v. 18, n. 2, p. 209-214, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1414-8145 Impresso | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8849 | - |
dc.description.abstract | Objective: This study aimed to apply the model of life through the life activity of breathing with adolescents at school. Methods: Thisis an action research carried out in a school located on the periphery of Fortaleza, Ceará, Brazil. There were 25 adolescentsselected who answered an interview questionnaire and participated in an educational workshop, both addressing the life activity of breathing. Results: The results showed that some adolescents use illegal drugs and/or live with people who do. After the intervention the participants recognized the dangers of these substances, but emphasized that, they are in a vulnerable situation. Conclusion: Thus, it was concluded that the use of Nursing Models in educational activities enables a more targeted and effective intervention. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Escola Anna Nery revista de enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Adolescente | pt_BR |
dc.subject | Educação em Saúde | pt_BR |
dc.subject | Modelos de Enfermagem | pt_BR |
dc.title | Intervenção educativa utilizando a atividade de vida respiração com adolescentes | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Objetivou-se aplicar o modelo de vida por meio da atividade de vida respiração com adolescentes na escola. Métodos: Trata-se de pesquisa-ação desenvolvida em uma escola localizada na periferia de Fortaleza, Ceará. Foram selecionados 25 adolescentes que responderam a um questionário de entrevista e participaram de uma oficina educativa, ambos abordando a atividade de vida respiração. Resultados: Os resultados evidenciaram que alguns adolescentes fazem uso de drogas e/ou convivem com pessoas que fazem uso de drogas. Após a intervenção, os participantes reconheceram os malefícios destas substâncias, mas destacaram que se encontram em situação de vulnerabilidade. Conclusão: Conclui-se que o uso de Modelos de Enfermagem em atividades educativas permite uma intervenção mais direcionada e efetiva. | pt_BR |
dc.description.abstract-es | Objetivo: El estudio tuvo como objetivo aplicar el modelo de vida a través de la actividad respiración, con adolescentes en una escuela. Métodos: Se trata de una investigación-acción, desarrollada en una escuela de Fortaleza (CE), Brasil. Participaron de la muestra 25 adolescentes que respondieron a un cuestionario y participaron de un taller educativo, abordando la actividad de vida respiración. Resultados: Los resultados señalaron que algunos adolescentes consumen drogas y/o conviven con personas usuarias de drogas. Después de la intervención, los participantes reconocieron los maleficios de estas sustancias, pero subrayaron que se encuentran en situación vulnerable. Conclusión: El uso de Modelos de Enfermería en actividades educativas permite una intervención más específica y eficaz. | pt_BR |
dc.title.en | Educational intervention using the life activity of breathing with adolescents | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DENF - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_art_lbsousa.pdf | 499,23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.