Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/8831
Tipo: Dissertação
Título: Um estudo sobre os sistemas de equações lineares
Título em inglês: A study on linear systems of equations
Autor(es): Silva, Carlos de Abreu Rogério da
Orientador: Andrade, Plácido Francisco de Assis
Grangeiro Filho, Antonio
Palavras-chave: Sistemas lineares;Determinantes (Matemática);Matrizes
Data do documento: 2014
Citação: SILVA, Carlos de Abreu Rogério da. Um estudo sobre os sistemas de equações lineares. 2014. 101 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Juazeiro do Norte, 2014.
Resumo: Historicamente o estudo de sistemas de equações lineares precede o estudo de matrizes e determinantes. Seguiremos esta ordem e mostraremos que seguir o curso histórico é viável e dar significado preciso ao conceito de matriz e a definição de determinante, os quais têm sidos imprecisos e incompreendido pela ordem estudada. Atualmente quase todos ou totalmente os livros didáticos de Matemática para o ensino médio que abordam o tema tem adotado a seguinte ordem de estudo: matrizes, determinantes e sistemas de equações lineares. Esta ordem tem tornado inviável a compreensão dos conceitos de matriz e determinante por parte dos alunos e também dos professores que os ensinam. Essa prática tem deixado prejuízos enormes na formação dos alunos. Com uma abordagem simples e objetiva, introduzimos de maneira natural e sucessiva, os conceitos de: equações lineares, sistema de equações lineares, resolução de sistemas de equações lineares, determinante do sistema linear, matrizes e determinante de matrizes, sendo matrizes e determinantes considerados como ferramentas essenciais para o estudo e resolução de sistema de equações lineares. Acreditamos que essa ordem na abordagem pode servir para a melhoria do processo ensino-aprendizagem.
Abstract: The study of linear equation systems has historically preceded the study of matrixes and determinants. Following this order, we will show that the historical course is viable, and we will give precise significance to the concept of matrix and to the definition of determinant, which have been imprecise and misunderstood due to the order of study. Nowadays almost all of the mathematics high school textbooks which approach this theme have adopted the following order of study: matrixes, determinants, and linear equation systems. This order has made it impracticable for students and teachers to comprehend the concepts of matrix and determinant. This kind of practice has caused enormous damage in the education process of the students. With a simple and objective approach, we introduce in a natural and successive way the concepts of: linear equations, linear equation systems, resolution of linear equation systems, linear system determinant, matrixes, and determinant of matrixes, keeping in mind that matrixes and detetrminants are essential tools for the study and resolution of linear equation systems. We believe that this order of approach can improve the teaching-learning process.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8831
Aparece nas coleções:PROFMAT - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_dis_carsilva.pdf791,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.