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dc.contributor.advisorCruz, Flávio França-
dc.contributor.authorCosta, Rivelino Duarte-
dc.date.accessioned2014-08-21T15:46:01Z-
dc.date.available2014-08-21T15:46:01Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationCOSTA, Rivelino Duarte. Uma abordagem da matemática financeira no ensino médio para explicitar as metodologias do fundo de financiamento estudantil - FIES. 2014. 57 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Juazeiro do Norte, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8828-
dc.description.abstractThis work aims to propose a methodology for learning present in the calculations of Financial Aid (FIES) tables, based on financial mathematics taught in high school. The work is divided into six parts: introduction, simple capitalization and composed, present value and future value, amortization of loans, the FIES tables and closing remarks. As a preamble, we have included the history of finance and the simple and compound capitalization. The proposal also suggests an understanding of the mathematical content of interconnected way, such as: simple interest with affine arithmetic progression and function, compound interest and exponential function with geometric progression, without forgetting the present and future value amount, representing the value right of capital in a given period. Thus, it is intended to achieve an understanding of the variations in the value of money during the time period and repayment of loans, facts that will bring the understanding of the type of system used in financing if Amortization System Constant Amortization System or French (PRICE).pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMatemática financeirapt_BR
dc.subjectJuros simplespt_BR
dc.subjectJuros compostospt_BR
dc.titleUma abordagem da matemática financeira no ensino médio para explicitar as metodologias do fundo de financiamento estudantil - FIESpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho objetiva propor uma metodologia de aprendizagem dos cálculos presentes nas tabelas do Financiamento Estudantil (FIES), tendo como base a matemática financeira, ministrada no ensino médio. O trabalho se divide em seis partes: introdução, capitalização simples e composta, valor presente e valor futuro, amortização de empréstimos, tabelas do FIES e considerações finais. Como preâmbulo, incluímos o histórico do financiamento e a capitalização simples e composta. A proposta sugere ainda a compreensão dos conteúdos da matemática de forma interligada, tais como: juros simples com função afim e progressão aritmética, juros compostos com função exponencial e progressão geométrica, sem esquecer-se do valor presente e valor futuro, que representa o valor de certo capital em um determinado período. Desta forma, pretende-se atingir a compreensão das variações do valor do dinheiro no decorrer do período de tempo e amortização de empréstimos, fatos estes que trarão o entendimento do tipo de sistema utilizado em seu financiamento, se Sistema de Amortização Constante ou Sistema de Amortização Francês (PRICE).pt_BR
dc.title.enOne approach to financial math in high school to explain the methodologies of the fund student loans - FIESpt_BR
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