Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/8767
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Costa, Nelson Barros da | - |
dc.contributor.author | Carlos, Josely Teixeira | - |
dc.date.accessioned | 2014-08-20T16:44:48Z | - |
dc.date.available | 2014-08-20T16:44:48Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.citation | Carlos, J. T.; Costa, N. B. (2007) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8767 | - |
dc.description | CARLOS, Josely Teixeira. Muito além de "apenas um rapaz latino-americano vindo do interior": investimentos interdiscursivos das canções de Belchior. 2007. 277f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2007 | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | www.teses.ufc.br | pt_BR |
dc.subject | Discours Littéro-musical Brésilien | pt_BR |
dc.subject | Investissements Interdiscursifs | pt_BR |
dc.subject | Belchior,1946- - Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject | Análise do discurso | pt_BR |
dc.subject | Canções - Ceará - História e crítica | pt_BR |
dc.subject | Música e literatura | pt_BR |
dc.title | Muito além de "apenas um rapaz latino-americano vindo do interior": investimentos interdiscursivos das canções de Belchior | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Neste trabalho, investigamos de que modo textos das práticas discursivas literária e literomusical entrecruzam-se nas canções de Belchior, isto é, de que forma esses discursos “outros” são mostrados (ou escondidos) e ressignificados pelo compositor cearense. Para analisar como Belchior dialoga com essa tradição (autores clássicos da literatura, a cultura popular dos anos 50 e 60, os Beatles, Bob Dylan, o Tropicalismo etc.), seguimos a proposta de Costa (2001): a de descrever e analisar a Música Popular Brasileira enquanto prática discursiva, tomando como base a Análise do Discurso de linha francesa, especificamente a orientada por Maingueneau. Fundamentamo-nos nas contribuições dadas por esses autores no que concerne aos investimentos posicionais (genérico, cenográfico, ético e lingüístico). Os conceitos da AD utilizados foram os relativos a heterogeneidades discursivas, dialogismo, polifonia, investimento, posicionamento, gênero, cena enunciativa, ethos e código de linguagem. Para tanto, baseamo-nos em Authier-Revuz (1982, 1990 e 1995), Bakhtin (2000 e 2004) e Maingueneau (1997, 2001, 2002 e 2005). Os investimentos interdiscursivos das canções de Belchior, os quais se manifestam por meio das relações intertextuais, interdiscursivas e metadiscursivas, foram analisados segundo Genette (1989), Piégay-Gros (1996) e Costa (2001), que organizaram uma tipologia de análise de relações entre textos e entre discursos. A partir dessas classificações, propusemos uma outra, que abrange a maior parte dos fenômenos identificados em nosso corpus. Encontramos nas canções de Belchior as seguintes relações intertextuais com textos da literatura e da música: citação, referência, plágio, alusão, paródia e adaptação; as seguintes relações interdiscursivas: referência e alusão tanto captativas quanto subversivas a gêneros, cenografias validadas, estilos, ethé, códigos de linguagem e gestos enunciativos empregados em textos literários e musicais. No que diz respeito às relações metadiscursivas, Belchior reaproveita trechos de outras canções de sua autoria, assim como faz referência a seu estilo de compor e a seu modo de cantar. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGL - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2007_dis_jtcarlos.pdf | 3,82 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.