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dc.contributor.advisorCosta, Nelson Barros da-
dc.contributor.authorCarlos, Josely Teixeira-
dc.date.accessioned2014-08-20T16:44:48Z-
dc.date.available2014-08-20T16:44:48Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationCarlos, J. T.; Costa, N. B. (2007)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8767-
dc.descriptionCARLOS, Josely Teixeira. Muito além de "apenas um rapaz latino-americano vindo do interior": investimentos interdiscursivos das canções de Belchior. 2007. 277f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2007pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectDiscours Littéro-musical Brésilienpt_BR
dc.subjectInvestissements Interdiscursifspt_BR
dc.subjectBelchior,1946- - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectCanções - Ceará - História e críticapt_BR
dc.subjectMúsica e literaturapt_BR
dc.titleMuito além de "apenas um rapaz latino-americano vindo do interior": investimentos interdiscursivos das canções de Belchiorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNeste trabalho, investigamos de que modo textos das práticas discursivas literária e literomusical entrecruzam-se nas canções de Belchior, isto é, de que forma esses discursos “outros” são mostrados (ou escondidos) e ressignificados pelo compositor cearense. Para analisar como Belchior dialoga com essa tradição (autores clássicos da literatura, a cultura popular dos anos 50 e 60, os Beatles, Bob Dylan, o Tropicalismo etc.), seguimos a proposta de Costa (2001): a de descrever e analisar a Música Popular Brasileira enquanto prática discursiva, tomando como base a Análise do Discurso de linha francesa, especificamente a orientada por Maingueneau. Fundamentamo-nos nas contribuições dadas por esses autores no que concerne aos investimentos posicionais (genérico, cenográfico, ético e lingüístico). Os conceitos da AD utilizados foram os relativos a heterogeneidades discursivas, dialogismo, polifonia, investimento, posicionamento, gênero, cena enunciativa, ethos e código de linguagem. Para tanto, baseamo-nos em Authier-Revuz (1982, 1990 e 1995), Bakhtin (2000 e 2004) e Maingueneau (1997, 2001, 2002 e 2005). Os investimentos interdiscursivos das canções de Belchior, os quais se manifestam por meio das relações intertextuais, interdiscursivas e metadiscursivas, foram analisados segundo Genette (1989), Piégay-Gros (1996) e Costa (2001), que organizaram uma tipologia de análise de relações entre textos e entre discursos. A partir dessas classificações, propusemos uma outra, que abrange a maior parte dos fenômenos identificados em nosso corpus. Encontramos nas canções de Belchior as seguintes relações intertextuais com textos da literatura e da música: citação, referência, plágio, alusão, paródia e adaptação; as seguintes relações interdiscursivas: referência e alusão tanto captativas quanto subversivas a gêneros, cenografias validadas, estilos, ethé, códigos de linguagem e gestos enunciativos empregados em textos literários e musicais. No que diz respeito às relações metadiscursivas, Belchior reaproveita trechos de outras canções de sua autoria, assim como faz referência a seu estilo de compor e a seu modo de cantar.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGL - Dissertações defendidas na UFC

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