Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/8756
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Cavalcante, Mônica Magalhães | - |
dc.contributor.author | Custódio Filho, Valdinar | - |
dc.date.accessioned | 2014-08-19T16:46:36Z | - |
dc.date.available | 2014-08-19T16:46:36Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.citation | Custódio Filho, V; Cavalcante, M. M. (2006) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8756 | - |
dc.description | CUSTÓDIO FILHO, Valdinar. Expressões referenciais em textos escolares: a questão da (in)adequação. 2006. 187f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2006. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | www.teses.ufc.br | pt_BR |
dc.subject | Coesão(Lingüística) | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa - Normatização | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa - Composição e exercícios | pt_BR |
dc.subject | Análise lingüística | pt_BR |
dc.title | Expressões referenciais em textos escolares: a questão da (in)adequação | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho tem como objetivo propor uma análise acerca do julgamento de adequação dos usos de expressões referenciais. Partindo do pressuposto de que a referenciação implica uma atividade discursiva voltada para a construção de versões públicas do “real”, trazemos à discussão o fato de que nem sempre as negociações intersubjetivas são harmônicas, do que pode resultar o estabelecimento de referências mal-sucedidas. A fim de analisar os fatores lingüísticos que podem ser advogados para se considerar uma expressão referencial como inadequada, levantamos a hipótese de que tal inadequação pode decorrer ou de quebra localizada da coerência textual ou de desobediência a alguma norma lingüística. A partir da análise de 77 textos produzidos por alunos pré-universitários, e levando em conta os dois fatores mencionados (coerência textual e norma lingüística), propomos um quadro classificatório das inadequações referenciais. Especificamente em relação às questões prescritivas, atentamos ainda para o fato de que, se a norma lingüística pode servir como pretexto para o julgamento de expressões referenciais bem-sucedidas, não é menos verdade que o processamento cognitivo dessas expressões também serve ao mesmo propósito. Dessa forma, a partir de uma análise mais completa da questão da inadequação, pretendemos fornecer contribuições para o ensino de língua, partindo da hipótese de que os postulados da referenciação podem oferecer novas perspectivas à atividade de avaliação e correção de textos escolares. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGL - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2006_dis_vcfilho.pdf | 2,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.