Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/8756
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCavalcante, Mônica Magalhães-
dc.contributor.authorCustódio Filho, Valdinar-
dc.date.accessioned2014-08-19T16:46:36Z-
dc.date.available2014-08-19T16:46:36Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationCustódio Filho, V; Cavalcante, M. M. (2006)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8756-
dc.descriptionCUSTÓDIO FILHO, Valdinar. Expressões referenciais em textos escolares: a questão da (in)adequação. 2006. 187f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2006.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectCoesão(Lingüística)pt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Normatizaçãopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Composição e exercíciospt_BR
dc.subjectAnálise lingüísticapt_BR
dc.titleExpressões referenciais em textos escolares: a questão da (in)adequaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho tem como objetivo propor uma análise acerca do julgamento de adequação dos usos de expressões referenciais. Partindo do pressuposto de que a referenciação implica uma atividade discursiva voltada para a construção de versões públicas do “real”, trazemos à discussão o fato de que nem sempre as negociações intersubjetivas são harmônicas, do que pode resultar o estabelecimento de referências mal-sucedidas. A fim de analisar os fatores lingüísticos que podem ser advogados para se considerar uma expressão referencial como inadequada, levantamos a hipótese de que tal inadequação pode decorrer ou de quebra localizada da coerência textual ou de desobediência a alguma norma lingüística. A partir da análise de 77 textos produzidos por alunos pré-universitários, e levando em conta os dois fatores mencionados (coerência textual e norma lingüística), propomos um quadro classificatório das inadequações referenciais. Especificamente em relação às questões prescritivas, atentamos ainda para o fato de que, se a norma lingüística pode servir como pretexto para o julgamento de expressões referenciais bem-sucedidas, não é menos verdade que o processamento cognitivo dessas expressões também serve ao mesmo propósito. Dessa forma, a partir de uma análise mais completa da questão da inadequação, pretendemos fornecer contribuições para o ensino de língua, partindo da hipótese de que os postulados da referenciação podem oferecer novas perspectivas à atividade de avaliação e correção de textos escolares.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGL - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_dis_vcfilho.pdf2,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.