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dc.contributor.advisorAraújo, Júlio César Rosa de-
dc.contributor.authorRodrigues, Maria Coeli Saraiva-
dc.date.accessioned2014-08-18T16:48:05Z-
dc.date.available2014-08-18T16:48:05Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationRodrigues, M. C. S.; Araújo, J. C. R. (2011)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8734-
dc.descriptionRODRIGUES, Maria Coeli Saraiva. Multimodalidade e tradição discursiva: um estudo sobre gênero anúncio publicitário. 2011. 163f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2011.pt_BR
dc.description.abstractThis research aimed at perceiving how the verbal language was gradually associated with other semiosis in the construction of the genre advertisement. Our hypothesis was that, through the insertion of semiotic resources in this genre, multimodality would become a genuine discursive tradition in advertisements construction. To reach this objective, we developed, initially, a discussion drawn on the concept of Discursive Tradition, proposed by Kabatek (2004), and in the multimodal theory developed by Kress and Van Leeuwen (1996). Concerning to the corpus, we selected 54 printed advertisements of cars, spread since the early 1920s until the first decade of the XXI century, which are the basis for our analysis. To analyze the corpus, we made use of Zavam’s (2009) theoretical and methodological analysis and Kress and Van Leeuween’s (1996) methodology for a multimodal analysis. The results of our analysis showed that the multiple semiosis in advertisements are important elements for the construction of the intended meaning in the message. Moreover, we verified that they are a genuine discursive tradition because their visual arrangement contributes for the construction of meaning and because multimodality is constantly verified in the genre advertisement.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectMultimodalitypt_BR
dc.subjectAdvertisingpt_BR
dc.subjectModalidade(Linguística)pt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectTransmutação(Linguística)pt_BR
dc.subjectContexto(Linguística)pt_BR
dc.subjectComunicação de massa - Semióticapt_BR
dc.subjectPublicidade - Brasilpt_BR
dc.titleMultimodalidade e tradição discursiva: um estudo sobre gênero anúncio publicitáriopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa teve como objetivo perceber de que maneira a linguagem verbal foi se associando a outras semioses, na constituição do gênero anúncio publicitário. Nossa hipótese foi que, com a inserção dos recursos semióticos nesse gênero, a multimodalidade passaria a ser uma genuína tradição discursiva na constituição dos anúncios. Para alcançarmos esse objetivo, desenvolvemos, inicialmente, uma discussão alicerçada no conceito de Tradição Discursiva, proposto por Kabatek (2004), e na teoria multimodal desenvolvida por Kress e Van Leeuwen (1996). Quanto à elaboração do corpus, partimos para a seleção de 54 anúncios impressos de carros, veiculados no início da década de 1920 até a primeira década do século XXI, os quais formaram a base de nossa análise. Para analisarmos o corpus, utilizamos o modelo teórico-metodológico proposto por Zavam (2009), em conjunto com a metodologia para análise multimodal proposta por Kress e Van Leeuwen (1996). A partir da análise, foi possível verificar que as múltiplas semioses, dentro do gênero anúncio publicitário, apresentaram-se como elementos que auxiliam na construção do sentido da mensagem pretendida pelo enunciador, bem como se mostram como uma genuína tradição discursiva, uma vez que, além da utilização do arranjo visual conspirar em favor da construção do sentido, a multimodalidade se mostra constante dentro gênero anúncio.pt_BR
dc.title.enMultimodality and discursive tradition: a study about the gender advertisingpt_BR
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