Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/870
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Análise de transmissão de preços do mercado atacadista de melão do Brasil
Autor(es): Mayorga, Rodrigo de Oliveira
Khan, Ahmad Saeed
Mayorga Mera, Ruben Dario
Lima, Patrícia Verônica Pinheiro Sales
Margarido, Mario Antônio
Palavras-chave: Mercado atacadista;Transmissão de preços;Modelo VAR
Data do documento: 2007
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Economia e Sociologia Rural
Citação: MAYORGA, Rodrigo de Oliveira; KHAN, Ahmad Saeed; MAYORGA MERA, Ruben Dario; LIMA, Patrícia Verônica Pinheiro Sales; MARGARIDO, Mario Antônio. Análise de transmissão de preços do mercado atacadista de melão do Brasil. Revista de Economia e Sociologia Rural, Rio de Janeiro, v.45, n.3, p.675-704, 2007.
Resumo: O presente estudo se propôs a analisar a relação existente entre os mercados atacadistas de melão amarelo no Brasil. Para analisar a transmissão de preços entre estes mercados, utilizaram-se métodos de séries de tempo, teste de raiz unitária, teste de co-integração de Johansen, o modelo Auto-regressivo Vetorial (VAR), decomposição da variância dos erros de previsão e função resposta ao impulso. O período analisado abrangeu janeiro de 2001 a dezembro de 2005. Os resultados mostraram que, apesar dos pólos Açu/Mossoró-RN e Baixo Jaguaribe-CE representarem as maiores áreas produtoras nacionais de melão, variações nos preços de atacado de melão amarelo das Centrais de Abastecimento de Natal e Fortaleza, não afetam de maneira significativa os preços dos outros mercados estudados. No entanto, variações nos preços da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) têm impacto sobre todos os mercados atacadistas analisados. Assim sendo, a CEAGESP, representando os atacadistas nacionais, e sendo a maior intermediadora do país, comanda o mercado brasileiro de melão amarelo comercializado, constituindo, na prática, um mercado oligopolístico.
Abstract: The present study has the purpose to analyze the relationship among wholesale market of yellow melon in Brazil. Time series metho- ds, unit root test, Johansen cointegration test, Vectorial Autoregressive models (VAR), variance decomposition of prediction error and impulse response function were used to analyze the price transmission among these markets. The analyzed period embraces January 2001 to December 2005. The results showed that, despite Açu/Mossoró-RN and Baixo Jaguaribe-CE represents the national biggest melon production areas, wholesale prices deviations from the Supply Centers of Natal and Fortaleza, didn’t affect in a significant way the other markets studied. On the other hand, price variation of the CEAGESP (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), affects all the others wholesale markets analyzed. Therefore, the CEAGESP, representing national wholesalers, it being the biggest intermediary of the country, commands the Brazilian yellow melon market, establishing, in practice, an oligopolistic market.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/870
ISSN: 0103-2003
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DEA - Artigos publicados em revista científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_art_romayorga.pdf218,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.