Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/842
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorMendes, Danielle-
dc.date.accessioned2011-09-30T15:22:55Z-
dc.date.available2011-09-30T15:22:55Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationMENDES, D. (2009)pt_BR
dc.identifier.issn1018051-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/842-
dc.descriptionMENDES, Danielle. Quadros em movimento, esquadros da memória: memória, imagem e palavra em José de Alencar. Revista de Letras, Fortaleza, v.1, n. 29, pt. 2, p. 19-25 2009.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Letraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura Brasileirapt_BR
dc.subjectAlencar, José de, 1829-1877 - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectAlencar, José de, 1829-1877 - Linguagem e línguaspt_BR
dc.titleQuadros em movimento, esquadros da memória: memória, imagem e palavra em José de Alencarpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrConta a biografia da moça: que como recompensa por suas longas horas de estudo, ela ganhava a permissão paterna para ler romances de José de Alencar. O autor preferido da jovem Isabel, porém, era um grande desafeto de seu pai, o imperador Dom Pedro II. O episódio da vida da princesa situa-se para além do pitoresco e da curiosidade: revela, antes, uma percepção do romance como instrumento de puro entretenimento, contra a qual o próprio Alencar contrapunha-se quer na busca incessante de um exercício literário calcado na depuração de uma forma romanesca expressiva das nuances identitárias de um país pós-colonial, quer em uma refl exão crítica orientada para a compreensão dos limites e dos possíveis campos de ação de suas experiências como escritor.(...)pt_BR
Aparece en las colecciones: DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2009_art_DMendes.pdf79,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.