Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/84016
Tipo: TCC
Título : Descrição dos registros de erros de prescrição de medicamentos realizados em sistema de notificação eletrônico em uma maternidade de referência no Ceará
Autor : Oliveira, Tatyanne Linhares
Tutor: Ponciano, Ângela Maria de Souza
Co-asesor: Meira, Assuero Silva
Palabras clave en portugués brasileño: Erros de Medicação;Segurança do Paciente;Prescrições
Palabras clave en inglés: Medication Errors;Patient Safety;Prescriptions
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA
Fecha de publicación : 2018
Citación : OLIVEIRA, Tatyanne Linhares. Descrição dos registros de erros de prescrição de medicamentos realizados em sistema de notificação eletrônico em uma maternidade de referência no Ceará. 2018. 56 f. Monografia (Graduação em Farmácia) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/ 84016. Acesso em: 30 dez. 2025.
Resumen en portugués brasileño: A prescrição é considerada a primeira etapa durante o processo no uso do medicamento. Um erro de prescrição pode causar sérios danos ao paciente, caso não seja identificado e devidamente corrigido. Assim, a identificação de erros de prescrição, principalmente de medicamentos, é de suma importância para o desenvolvimento da segurança do paciente nas instituições de saúde. O trabalho teve como objetivo descrever os registros mais frequentes, quanto aos medicamentos mais notificados, à gravidade, à categoria profissional e à unidade de internação, além de calcular a taxa de erro de prescrição de medicamentos notificados, os registros de erros de prescrição recebidos pelo sistema de notificação eletrônico de uma maternidade referência no estado do Ceará, no ano de 2017. Os dados foram coletados por meio de uma planilha no Microsoft Excel e foram analisados pelo mesmo programa. As notificações foram submetidas a critérios de inclusão e exclusão e, ao final, foram obtidos 215 registros válidos. Os erros mais comuns encontrados foram erro na dose (71%), erro na posologia (19%), erro no tipo de diluente (4,19%) e erro no volume de diluente (3,72%); os medicamentos com maior frequência de notificação foram da classe dos anti-infecciosos de uso sistêmico (Anatomical Therapeutic Chemical Code), com 64,65% das notificações; dos incidentes notificados, 98,19% foram considerados Near Miss, ou seja, não atingiu o paciente, e 1,86% desses incidentes foram classificados como Leve; o farmacêutico foi responsável por 97,67% dos registros avaliados pelo estudo e a unidade de internação com maior frequência de registros foi a UTI Neonatal (80%). Os resultados apontam para a necessidade de uma maior vigilância das prescrições de medicamentos envolvendo a classe dos agentes anti-infecciosos para uso sistêmico dentro da UTI Neonatal, além de destacar a importância da classe farmacêutica na identificação e prevenção da ocorrência de erros envolvendo a prescrição de medicamentos.
Resumen en español: La prescripción se considera la primera etapa durante el proceso en el uso del medicamento. Un error de prescripción puede causar serios daños al paciente, si no es identificado y debidamente corregido. Así, la identificación de errores de prescripción, principalmente de medicamentos, es muy importante para el desarrollo de la seguridad del paciente en las instituciones de salud. El trabajo tuvo como objetivo describir los registros más frecuentes, en cuanto a los medicamentos más notificados, a la gravedad, a la categoría profesional y la unidad de internación, además de calcular la tasa de error de prescripción de medicamentos notificados, los registros de errores de prescripción recibidos por el sistema de notificación electrónica de una maternidad de referencia en el estado de Ceará en el año 2017. Los datos fueron recolectados a través de una hoja de cálculo en Microsoft Excel® y fueron analizados por el mismo programa. Las notificaciones se sometieron a criterios de inclusión y exclusión y al final se obtuvieron 215 registros válidos. Los errores más comunes encontrados fueron errores en la dosis (71%), errores en la posología (19%), errores en el tipo de diluyente (4,19%) y rrores en el volumen de diluyente (3,72%); los medicamentos con mayor frecuencia de notificación fueron vancomicina (13,48%), gentamicina (13,03%), amicacina (11,62%), ampicilina (6,51%), electrólitos para hidratación venosa (4,65%), y el cinc quelato (3,72%); de los incidentes notificados, 98,19% fueron considerados Near Miss, es decir, no alcanzó al paciente, y el 1,86% de esos incidentes fueron clasificados como Leve; el farmacéutico fue responsable del 97,67% de los registros evaluados por el estudio y la unidad de internación con mayor frecuencia de registros fue la UCI Neonatal (80%). Los resultados se basan en la necesidad de una vigilancia mayor de las prescripciones de los medicamentos que envuelven una clase de agentes anti-infecciosos para el uso dentro de la UCI Neonatal, así como de una importación de clase farmacológica en la identificación y prevención de la presencia de errores que envuelven una prescripción de medicamentos.
Descripción en portugués brasileño : Este documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/84016
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/3629978357275191
ORCID del tutor: https://orcid.org/0000-0003-0261-1174
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/0387005593079231
Lattes del co-asesor: http://lattes.cnpq.br/1402706133288926
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: FARMÁCIA - Monografia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2018_tcc_tloliveira.pdf878,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.