Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83404
Tipo: Tese
Título: A circulação e as transformações na rede urbana no Piauí
Autor(es): Silva, Simone Rodrigues da
Orientador: Dantas, Eustógio Wanderley Correia
Palavras-chave em português: Circulação;Transporte;Rede urbana
Palavras-chave em inglês: Circulation;Circulation;Urban network
Palavras-chave em espanhol: Circulación;Transporte;Red urbana
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Data do documento: 2025
Citação: SILVA, Simone Rodrigues da. A circulação e as transformações na rede urbana no Piauí. 2025. Tese (Doutorado em Geografia) - Programa de Pós-Graduação em Geografia, Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Resumo: Desde o século XIX, a tecnificação do território tem sido tratada no Brasil como sinônimo de modernização, com destaque para as infraestruturas de transporte, comunicação e energia. Nesse contexto, o país experimentou gradativamente um processo de urbanização, intensificado a partir da segunda metade do século XX. A aceleração promovida pelos transportes redefiniu as relações entre as vilas e cidades, permitindo, ao longo do século XX, a constituição de uma rede urbana não mais isolada regionalmente. Na presente tese, nos propomos a analisar o papel das formas de circulação predominantes a partir da segunda metade do século XIX na conformação e transformação da rede urbana no Piauí. Para isso, buscamos conhecer as formas de circulação que predominaram no território do Piauí, desde o período colonial, evidenciando as relações entre as formas de circulação, os distintos usos do território e suas transformações. Além disso, buscamos apresentar as dinâmicas econômicas priorizadas para o Piauí nas primeiras décadas do século XXI e as transformações recentes relacionadas à circulação no estado. A partir de atividades de pesquisa bibliográfica e documental, da análise da cartografia histórica, de estatísticas, relatórios e mensagens, buscamos elementos para apresentar as mudanças nas formas de transporte e suas repercussões territoriais. Assim, demonstramos que a navegação no rio Parnaíba, no século XIX, levou à multiplicação de cidades às suas margens, trazendo para a beira-rio a sede dos poderes político e econômico. Mais tarde, as estradas de ferro e, principalmente, a multiplicação de estradas de rodagem e rodovias, canalizaram para as margens dessas vias os centros do comércio e as fraturas do território, multiplicando o número de cidades e alterando os papeis desempenhados por centros urbanos de pequeno e médio porte. Apesar de parte das mudanças verificadas ter relação direta com o avanço do agronegócio no estado, demonstramos a relação entre as mudanças na rede urbana e a implantação das infraestruturas de circulação e dos meios de transporte, que alteraram as relações e fluxos entre as cidades, tendo as formas de circulação predominantes a partir da segunda metade do século XIX papel central na conformação e transformação da rede urbana no Piauí.
Abstract: Since the 19th century, the technification of the territory has been treated in Brazil as synonymous with modernization, with emphasis on transport, communication, and energy infrastructure. In this context, the country gradually underwent a process of urbanization, which intensified in the second half of the 20th century. The acceleration promoted by transportation redefined the relationships between towns and cities, allowing, throughout the 20th century, the constitution of an urban network that was no longer regionally isolated. In this thesis, we propose to analyze the role of the predominant forms of circulation from the second half of the 19th century in the conformation and transformation of the urban network in Piauí. To this end, we seek to understand the forms of circulation that have predominated in the territory of Piauí since the colonial period, highlighting the relationships between the forms of circulation, the different uses of the territory, and its transformations. In addition, we seek to present the economic dynamics prioritized for Piauí in the first decades of the 21st century and the recent transformations related to circulation in the state. Based on bibliographic and documentary research activities, the analysis of historical cartography, statistics, reports, and messages, we seek elements to present the changes in forms of transportation and their territorial repercussions. Thus, we have demonstrated that navigation on the Parnaíba River in the 19th century led to the proliferation of cities along its banks, bringing the seat of political and economic power to the riverfront. Later, railroads and, above all, the proliferation of roads and highways channeled commercial centers and territorial divisions to the banks of these routes, multiplying the number of cities and altering the roles played by small and medium-sized urban centers. Although part of the changes observed are directly related to the advancement of agribusiness in the state, we demonstrate the relationship between changes in the urban network and the implementation of transportation infrastructure and means of transport, which altered the relationships and flows between cities, with the predominant forms of transportation from the second half of the 19th century playing a central role in the formation and transformation of the urban network in Piauí.
Resumen: Desde el siglo XIX, la tecnificación del territorio se ha considerado en Brasil sinónimo de modernización, con especial énfasis en las infraestructuras de transporte, comunicaciones y energía. En este contexto, el país experimentó gradualmente un proceso de urbanización, que se intensificó a partir de la segunda mitad del siglo XX. La aceleración promovida por los transportes redefinió las relaciones entre los pueblos y las ciudades, permitiendo, a lo largo del siglo XX, la constitución de una red urbana que ya no estaba aislada regionalmente. En la presente tesis, nos proponemos analizar el papel de las formas de circulación predominantes a partir de la segunda mitad del siglo XIX en la conformación y transformación de la red urbana en Piauí. Para ello, buscamos conocer las formas de circulación que predominaron en el territorio de Piauí desde el período colonial, evidenciando las relaciones entre las formas de circulación, los distintos usos del territorio y sus transformaciones. Además, buscamos presentar las dinámicas económicas prioritarias para Piauí en las primeras décadas del siglo XXI y las transformaciones recientes relacionadas con la circulación en el estado. A partir de actividades de investigación bibliográfica y documental, del análisis de la cartografía histórica, de estadísticas, informes y mensajes, buscamos elementos para presentar los cambios en las formas de transporte y sus repercusiones territoriales. Así, demostramos que la navegación por el río Parnaíba, en el siglo XIX, llevó a la multiplicación de ciudades a sus orillas, trayendo a la ribera la sede de los poderes políticos y económicos. Más tarde, los ferrocarriles y, sobre todo, la multiplicación de carreteras y autopistas, canalizaron hacia las riberas de estas vías los centros comerciales y las fracturas del territorio, multiplicando el número de ciudades y alterando las funciones desempeñadas por los centros urbanos de pequeño y mediano tamaño. Aunque parte de los cambios observados están directamente relacionados con el avance de la agroindustria en el estado, demostramos la relación entre los cambios en la red urbana y la implantación de las infraestructuras de circulación y los medios de transporte, que alteraron las relaciones y los flujos entre las ciudades, teniendo las formas de circulación predominantes a partir de la segunda mitad del siglo XIX un papel central en la conformación y transformación de la red urbana en Piauí.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83404
ORCID do(s) Autor(es): https://orcid.org/0000-0003-0669-4472
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/7074225620056976
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0001-9656-1328
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/6921915606995543
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DGR - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_tese_srsilva.pdf17,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.