Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83351
Tipo: TCC
Título: Práticas musicais na educação infantil do município de Sobral: uma pesquisa de levantamento
Autor(es): Moita, Pollyana Araújo Lima
Orientador: Benvenuto, João Emanoel Ancelmo
Palavras-chave em português: Música na Educação Infantil. Escolas Municipais de Sobral. Professor de música.
Palavras-chave em inglês: Music in early childhood education. Municipal schools of Sobral. Music teacher
Data do documento: 2025
Citação: MOITA, P. A. L. Práticas musicais na educação infantil do município de Sobral: uma pesquisa de levantamento. 2025. 66f. Monografia (Graduação em Música - Licenciatura) - Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2025.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal analisar as características organizacionais do componente de Música em relação às práticas musicais que ocorrem nas escolas de Educação Infantil da rede municipal de ensino de Sobral-Ce, no cotidiano das ações pedagógicas desenvolvidas pelas professoras junto às crianças nos Centros de Educação Infantil (CEIs). Para tanto, os objetivos específicos da pesquisa incluem: a) examinar os aspectos organizacionais e de infraestrutura que propiciam o desenvolvimento das atividades musicais nos CEIs; b) investigar informações pertinentes à formação continuada e ao desempenho dos docentes envolvidos no ensino de música nas instituições educacionais. As questões norteadoras da pesquisa buscam investigar: quais são as práticas musicais realizadas habitualmente pelos professores das escolas de Ensino Infantil da rede municipal de ensino de Sobral-Ce? Como se dá a organização do tempo, do espaço disponível e das atividades musicais que ocorrem nessas escolas? A realização deu-se por meio da metodologia de pesquisa qualitativa, tendo como instrumento de coleta, a utilização de entrevista semiestruturada de forma presencial, com os professores que compõem a equipe docente da instituição. O período de coleta de dados da pesquisa junto às escolas, deu-se no segundo semestre do ano de 2023. As entrevistas foram realizadas durante as visitas nos CEIs, registrando informações sobre as práticas cotidianas de música, formação continuada dos professores, viabilidade para projetos a curto e longo prazo, infraestrutura e materiais disponíveis para o desenvolvimento do ensino de música. Como resultados, destacam-se as seguintes informações sobre as práticas musicais nos CEIs da rede pública de Sobral: a) o tempo da música no cotidiano escolar; b) aspectos relacionados à formação continuada dos professores de Sobral; c) recursos disponíveis ao ensino de música; d) projetos presentes e perspectivas futuras relacionadas ao Ensino Musical nos CEIs; e) dados referentes ao espaço para a realização de atividades com alguma produção sonora. O estudo possibilitou compreender melhor as práticas musicais realizadas nos CEIs da rede de ensino de Sobral.
Abstract: The main objective of this study is to identify and analyze the organizational characteristics of the Music component in relation to musical practices that occur in Early Childhood Education schools in the municipal education network of Sobral-Ce, in the daily pedagogical activities developed by teachers with children in Early Childhood Education Centers (CEIs). To this end, the specific objectives of the research include: a) examining the organizational and infrastructure aspects that facilitate the development of musical activities in CEIs; b) investigating information relevant to the continuing education and performance of teachers involved in teaching music in educational institutions. The guiding questions of the research seek to investigate: what are the musical practices usually performed by teachers in Early Childhood Education schools in the municipal education network of Sobral-Ce? How are the time, available space and musical activities that occur in these schools organized? The research was carried out using a qualitative research methodology, using semi-structured face-to-face interviews with teachers who make up the institution's teaching staff as the data collection instrument. The research data collection period with the schools took place in the second half of 2023. The interviews were conducted during visits to the CEIs, recording information about daily music practices, ongoing teacher training, feasibility for short- and long-term projects, infrastructure and materials available for the development of music education. As results, the following information about musical practices in the CEIs of the public network of Sobral stands out: a) the time of music in the daily school routine; b) aspects related to the ongoing training of teachers in Sobral; c) resources available for music education; d) current projects and future perspectives related to Music Education in the CEIs; d) data regarding the space for carrying out activities with some sound production. The study made it possible to better understand the musical practices carried out in the CEIs of the Sobral education network.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83351
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:MÚSICA - LICENCIATURA - SOBRAL - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_tcc_palmoita.pdf5,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.