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Tipo: TCC
Título: Educação financeira: um estudo sobre investimentos e aposentadoria com professores e alunos da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Campus Sobral
Autor(es): Sousa, Santiago Ribeiro de
Orientador: Feitosa, Débora Gaspar
Palavras-chave em português: Aposentadoria;Educação financeira;Investimentos;Planejamento financeiro
Palavras-chave em inglês: Retirement;Financial education;Investments;Financial planning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Data do documento: 2025
Citação: SOUSA, Santiago Ribeiro de. Educação financeira: um estudo sobre investimentos e aposentadoria com professores e alunos da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Campus Sobral, 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Ciências Econômicas). Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2025.
Resumo: A educação financeira e o sistema previdenciário brasileiro têm sido tópicos para importantes debates em todo o país. Dentro desses debates, um dos maiores desafios tem sido como discutir e propor ideias que aumentem o grau de informação de toda a população sobre esses temas. Esse estudo tem como objetivo compreender os níveis de conhecimento sobre educação financeira, o perfil de investidor e a compreensão sobre aposentadoria dos docentes e discentes da Universidade Federal do Ceará – Campus Sobral. A fim de alcançar esse objetivo, a técnica utilizada para coleta de dados foi o questionário on-line, aplicado à população alvo. Além do perfil social dos participantes, o instrumento buscou identificar as perspectivas dos respondentes sobre o que esperam da aposentaria, conhecimentos de educação financeira, planejamento financeiro, bem como investimentos e endividamento. Os resultados apontam que apesar dos alunos e professores possuírem razoável conhecimento de educação financeira e investimentos, a quantidade de indivíduos que não possui investimentos de longo prazo e que não fazem um planejamento de suas finanças, principalmente entre os alunos, é consideravelmente alto. Em sua maioria, os entrevistados concordam sobre a importância de se ter conhecimentos em educação financeira e de possuir um planejamento financeiro, mesmo assim, um grande percentual não realizou nenhum curso sobre o assunto e não faz um planejamento completo de suas finanças. A pesquisa mostrou também que os esforços que têm sido realizados para disseminar os conhecimentos de educação e planejamento financeiro ainda são insuficientes. Com isso, faz-se necessário uma mudança de percepção a respeito de se desenvolver e incentivar o estudo da educação financeira e a realização de planejamento financeiro desde a juventude. Portanto, o caminho a ser percorrido em prol de propiciar informação e conscientização da população é longo e para que isso seja possível, faz-se necessário o empenho de toda sociedade
Abstract: Financial education and the Brazilian social security system have been topics of important debate throughout the country. Within these debates, one of the greatest challenges has been how to discuss and propose ideas that increase the level of information of the entire population on these topics. This study aims to understand the levels of knowledge about financial education, the investor profile and the understanding of retirement among professors and students at the Federal University of Ceará – Sobral Campus. In order to achieve this objective, the technique used for data collection was an online questionnaire, applied to the target population. In addition to the social profile of the participants, the instrument sought to identify the respondents' perspectives on what they expect from retirement, knowledge of financial education, financial planning, as well as investments and debt. The results indicate that although students and professors have a reasonable knowledge of financial education and investments, the number of individuals who do not have long-term investments and who do not plan their finances, especially among students, is considerably high. Most of the interviewees agreed on the importance of having knowledge of financial education and having a financial plan, but a large percentage had not taken any courses on the subject and did not fully plan their finances. The survey also showed that efforts to disseminate knowledge of financial education and planning are still insufficient. Therefore, a change in perception is needed regarding the need to return to and encourage the study of financial education and financial planning from a young age. Therefore, the path to be taken in order to provide information and awareness to the population is long and for this to be possible, the commitment of the entire society is necessary
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83347
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS ECONÔMICAS - SOBRAL - Monografias

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