Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83220| Tipo: | TCC |
| Título: | Premiação escolar por desempenho dos estudantes da educação básica: o caso do prêmio escola com excelência em desempenho |
| Autor(es): | Couto, John Wanderson Lima |
| Orientador: | Carneiro, Diego Rafael Fonseca |
| Palavras-chave em português: | Educação;Prémio escolar;Escola;Spaece;Pemed;Ensino fundamental |
| Palavras-chave em inglês: | Education;School award;School;Spaece;Pemed;Elementary education |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
| Data do documento: | 2025 |
| Citação: | COUTO, John Wanderson Lima. Premiação escolar por desempenho dos estudantes da educação básica: o caso do prêmio escola com excelência em desempenho. 36 f. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) – Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025 |
| Resumo: | A educação básica desempenha um papel fundamental no desenvolvimento social, tornando essencial o investimento em seu aprimoramento. Neste contexto, este estudo avaliou o impacto do Prêmio Escola com Excelência em Desempenho (Pemed), uma iniciativa da Prefeitura de Fortaleza que reconhece escolas municipais e estudantes com alto desempenho no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará. Para medir os efeitos da premiação, comparou-se o Ideb de escolas contempladas na edição de 2019 com o de instituições similares que não foram premiadas. A fim de minimizar possíveis vieses nessa comparação, utilizou-se o método de balanceamento por entropia, que ajusta a ponderação dos grupos para torná-los equivalentes em termos de desempenho prévio. Os resultados indicam que o programa teve um impacto positivo sobre o desempenho educacional das escolas premiadas, com efeitos mais expressivos nos anos iniciais do ensino fundamental. |
| Abstract: | Basic education plays a fundamental role in social development, making investment in its improvement essential. In this context, this study evaluated the impact of the Prêmio Escola com Excelência em Desempenho (Pemed), an initiative by the Municipality of Fortaleza that recognizes municipal schools and students with high performance in the Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE). To measure the effects of the award, the Ideb of schools recognized in the 2019 edition was compared with that of similar institutions that were not awarded. To minimize potential biases in this comparison, the entropy balancing method was employed, adjusting the weighting of the groups to make them equivalent in terms of prior performance. The results indicate that the program had a positive impact on the educational performance of awarded schools, with more significant effects in the early years of elementary education. |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/83220 |
| ORCID do Orientador: | https://orcid.org/0000-0001-7689-3077 |
| Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/4199618744331611 |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | CIÊNCIAS ECONÔMICAS - Monografias |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2025_tcc_jwlcouto.pdf | 887,79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.