Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/830
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDeSouza, Sérgio Aquino-
dc.date.accessioned2011-09-28T21:36:49Z-
dc.date.available2011-09-28T21:36:49Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationDeSOUZA, Sérgio A. Estimating mark-ups from plant-level data. Journal of industrial economics, v.57, p.353-363, 2009.pt_BR
dc.identifier.issn14676451-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/830-
dc.description.abstractThis paper investigates the consequences of ignoring price heterogeneity on the estimation of markups using micro-data. I show that ignoring output price heterogeneity yields markup estimates severely biased towards one regardless of competitiveness levels. To do so, I set up an econometric model that assumes monopolistic competition and a CES demand function in a differentiated product market. This model controls for unobserved price heterogeneity and is easy to estimate since OLS is applicable. Using data from Colombian plants, the differentiated product model reveals markup estimates considerably higher than one, rejecting the hypothesis of competitive markets. Keywords:pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherJounal of industrial economicspt_BR
dc.subjectEconomia industrialpt_BR
dc.titleEstimating mark-ups from plant-level datapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo investiga as conseqüências de ignorar a heterogeneidade dos preços na estimação de markups com uso de microdados. Demonstra-se que, ao ignorar tal heterogeneidade, as estimativas de markups são severamente tendenciosas em direção a um, independente do nível de competição. Para demonstrar tal resultado, constrói-se um modelo econométrico sob a hipótese de competição monopolística e uma função demanda CES, em um mercado de produtos diferenciados. Este modelo leva em conta a heterogeneidade não observada dos preços e mostra-se simples de estimar, dado que mesmo o método dos Mínimos Quadrados Ordinários é válido. Usando dados de fábricas Colombianas, o modelo de produtos diferenciados revela estimativas de markups consideravelmente acima da unidade, o que rejeita a hipótese de mercados em competição perfeita.pt_BR
Aparece nas coleções:CAEN - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DeSOUZA, Sergio Aquino (2009).pdf207,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.