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Tipo: Dissertação
Título: Negras Celebrações: o movimento negro cearense e os sentidos da liberdade (1984-1995)
Autor(es): Ribeiro, Cícera Rozizângela Barbosa
Orientador: Jesus, Leandro Santos Bulhões de
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Data do documento: 2024
Citação: RIBEIRO, Cícera Rozizângela Barbosa. Negras Celebrações: o movimento negro cearense e os sentidos da liberdade (1984-1995). 2024. 120 f. Dissertação (Mestrado em História) - Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumo: A dissertação percorre os sentidos de liberdade evocados pelo movimento negro no Ceará organizado a partir de 1982, pelo Grupo de União e Consciência Negra (GRUCON). Analisa também a considerada grande imprensa (O Povo e o Diário do Nordeste), entrevistas dos militantes, monumentos e as disputas pelas narrativas construídas em torno de dois marcos oficiais de liberdade: o 25 de março de 1884 e o 13 de maio de 1888, bem como, entender a criação de um terceiro marco não institucionalizado, mas criado a partir da luta protagonizada pelo povo negro em todo o país, me refiro ao 20 de novembro de 1695, e seu tricentenário em 1995, no qual é celebrada a memória de Zumbi e do Quilombo dos Palmares. Os Afro-patrimônios nos inserem ao processo de invenção de outras memórias para a trajetória do povo negro. Busquei aprofundar conceitos fundamentais para o desenvolvimento deste trabalho, a saber: Celebração, Temporalidade, Liberdade quilombos, quilombismo, aquilombamento.e Ancestralidade como espectros centrais do meu debate. Os questionamentos dos marcos estabelecidos como oficiais e suas disputas nos espaços da cidade, nas temporalidades diversas e nos sentidos variados de Liberdade agenciados pelo povo negro foram as “chaves” que utilizadas para entender as mobilidades das narrativas durante os centenários das rememorações e celebração das Liberdades
Résumé: La dissertation explore les sens de la liberté évoqués par le mouvement noir au Ceará, organisé à partir de 1982 par le Grupo de União e Consciência Negra (GRUCON). Elle analyse également la grande presse considérée (O Povo et le Diário do Nordeste), les entretiens et les conférences des militants ainsi que les luttes pour les récits construits autour de deux jalons officiels de la liberté : le 25 mars 1884 et le 13 mai 1888, ainsi que la compréhension de la création d'un troisième jalon non institutionnalisé, mais créé à partir de la lutte menée par le peuple noir dans tout le pays, je fais référence au 20 novembre 1695, et son tricentenaire en 1995, lors duquel la mémoire de Zumbi et du Quilombo dos Palmares est célébrée. Les Afro-patrimoines nous plongent dans le processus d'invention d'autres mémoires pour l'histoire du peuple noir. J'ai cherché à approfondir les concepts fondamentaux pour le développement de ce travail, à savoir : Célébration, Temporalité, Liberté des quilombos, quilombisme, aquilombamento et ancestralité comme spectres centraux de mon débat. Les questionnements sur les jalons établis comme officiels et leurs luttes dans les espaces de la ville, dans les temporalités diverses et dans les sens variés de la Liberté engagés par le peuple noir ont été les "clés" utilisées pour comprendre les mobilités des récits lors des centenaires des commémorations et des célébrations des Libertés.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82989
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/1771677620693721
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/1892221694481474
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGH - Dissertações defendidas na UFC

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