Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/8286
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBorges, Vládia Maria Cabral-
dc.contributor.authorBarbosa, Lorena Lima-
dc.date.accessioned2014-06-13T15:21:14Z-
dc.date.available2014-06-13T15:21:14Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationBarbosa, L. L.; Borges, V. M. C. (2011)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8286-
dc.descriptionBARBOSA, Lorena Lima. Análise dos tipos de feedback fornecidos por tutores e das respostas dos alunos. 2011. 148f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2011.pt_BR
dc.description.abstractBased on the socio-interactionist theory of Second Language Acquisition and the concepts of pedagogical mediation and feedback, this research analyses the types of feedback provided by tutors in forums and portfolio activities in a third semester course of the English Teaching Certificate Program at UFC/UAB on written English comprehension and production. The purpose of this research was to verify the relationships among the types of feedback provided by tutors, the nature of the activities (either in forums or in portfolios) and the students’ reaction to the feedback provided. This is a quanti-qualitative study of interpretative analysis. The categorization of feedback for the analysis of the data was based on Hyland (2001) and Ellis, Lowen and Erlam (2006). Feedback is classified as either non-corrective (of the types ‘clarification’, ‘instruction’, ‘motivation’ and ‘suggestion’) or corrective (either implicit, in the forms of recast or paraphrase, or explicit, as to ‘content’, ‘accuracy’ or ‘layout’). Results indicate that the non-corrective feedback classified as ‘motivation’ occurred more frequently in forums. In portfolios, tutors provided more of the ‘accuracy’ type of explicit corrective feedback. These findings indicate that the nature of the activity (in forums or in portfolios) can influence the type of feedback provided by tutors. In relation to forums, the instructional non-corrective feedback evoked more responses from the students. In relation to portfolios, most students indicated that after receiving corrective feedback on their activities, they noticed the mistakes they had made and tried not to make them again which demonstrates interest in the feedback provided by their tutors. Therefore, tutors should careful as to the types of feedback provided for student activities.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectPedagogical mediationpt_BR
dc.subjectEnglish Languagept_BR
dc.subjectEnsino à distância - Ensino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subjectFórum (Debates)pt_BR
dc.subjectPortfólios em educaçãopt_BR
dc.subjectRetroalimentação(Psicologia)pt_BR
dc.titleAnálise dos tipos de feedback fornecidos por tutores e das respostas dos alunospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrCom base na teoria sociointeracionista de aquisição de segunda língua e nos conceitos de mediação pedagógica e feedback, esta pesquisa analisa os tipos de feedback fornecidos por tutores para as atividades de fórum e de portfólio da disciplina Língua Inglesa III B- Compreensão e Produção Escrita da Licenciatura Semipresencial em Letras: Inglês da UFC/UAB, visando verificar se há uma relação entre o tipo de feedback fornecido pelos tutores, a natureza das tarefas e a reação dos alunos ao tipo de feedback fornecido. Neste estudo realizamos uma análise quali-quantitativa, indutiva, de dados interpretativos. Os dados foram analisados a partir de uma categorização elaborada por nós e baseada nas categorias de feedback propostas por Hyland (2001) e Ellis, Lowen e Erlam (2006). Na categorização adotada, classificamos o feedback em dois grupos: não-corretivo (dos tipos ‘esclarecimento’, de ‘instrução’, de ‘motivação’ e de ‘sugestão’) e corretivo (implícito, dos tipos ‘reformulação’ e ‘paráfrase’ e explícito, dos tipos ‘conteúdo’, de ‘precisão linguística’ e de ‘apresentação’). Os resultados das análises nos levaram a concluir que o feedback não-corretivo do tipo ‘motivação’ foi o mais utilizado nos fóruns. Já nos portfólios, os tutores utilizaram com maior frequência o feedback corretivo explícito de ‘precisão linguística’. Essas constatações nos permitem concluir que a natureza da tarefa pode influenciar o tipo de feedback fornecido pelos tutores. Em relação às reações dos alunos aos diferentes tipos de feedback, nos fóruns, o tipo de feedback não-corretivo de ‘instrução’ foi o que mais despertou a reação dos alunos, o que pode ser justificado mais uma vez pela natureza da tarefa. Em relação às atividades de portfólio, a maioria dos alunos informou que, ao receber o feedback das atividades de portfólio, observa os erros, procurando não cometê-los nas atividades seguintes, o que demonstra o interesse dos alunos em atentar para o feedback fornecido pelos tutores, por isso se faz necessário o comprometimento do tutor em corrigir as atividades dos alunos de forma criteriosa e cuidadosa.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGL - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_dis_llbarbosa.pdf2,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.