Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82715
Tipo: Artigo de Periódico
Título: E-learning como estratégia para o desenvolvimento de equipes em editora especializada
Título em inglês: E-learning as a strategy for staff training at a publishing company
Autor(es): Nóbrega, Paula Pinheiro da
Santos, Francisco Edvander Pires
Fernandes, Joana D’Arc Páscoa Bezerra
Câmara, Yls Rabelo
Palavras-chave em português: E-learning;Conteúdo programático;Plataformas digitais
Palavras-chave em inglês: E-learning;Program content;Digital platforms
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Data do documento: 2025
Instituição/Editor/Publicador: PAIDÉI@ - Revista Científica de Educação a Distância
Citação: NÓBREGA, Paula Pinheiro da; SANTOS, Francisco Edvander Pires; FERNANDES, Joana D’Arc Páscoa Bezerra; CÂMARA, Yls Rabelo. E-learning como estratégia para o desenvolvimento de equipes em editora especializada. PAIDÉI@ - Revista Científica de Educação a Distância, Santos, v. 17, n. 33, p. 24-50, 2025.
Resumo: Este artigo introduz o e-learning como estratégia para o desenvolvimento de equipes. Propõe-se, como objetivo geral, um modelo de e-learning para uma editora especializada em publicações biográficas nas formas de livro, e-book e audiolivro. Como objetivos específicos, discute-se o e-learning como estratégia de educação continuada a distância voltada para as organizações, definem-se as competências e habilidades necessárias para a formação de equipes em editora especializada na publicação de biografias, e se apresentam as plataformas digitais que podem ser utilizadas na produção e gestão de conteúdo para e-learning. Trata-se de uma pesquisa de campo e exploratória, baseada na aplicação das quatro fases da pesquisa participante. Como técnica para a coleta de dados, adota-se a observação participante em um grupo de trabalho criado e gerenciado no aplicativo WhatsApp, composto pelos integrantes da equipe da editora lócus da pesquisa. Nos resultados obtidos, apresenta-se a proposta de e-learning com base na intersetorialização definida no organograma da editora e são exploradas as plataformas digitais para a produção e gestão de conteúdo para e-learning. Conclui-se que o modelo de e-learning proposto neste artigo pode ser aplicado a outros ambientes organizacionais, com as devidas alterações, e que as plataformas digitais podem ser incorporadas nas propostas de e-learning.
Abstract: This article introduces e-learning as a strategy for staff training. As a general objective, an e-learning model is proposed for a biographical publishing company, whose managers oversee editing print books, e-books and audiobooks. As specific objectives, e-learning is discussed under a distance education perspective to enterprises, skills and abilities required for publishing staff are also under discussion, as well as digital platforms to produce and manage content for e-learning are presented. The study is characterized as a field and exploratory research, based on the participatory research method. As a technique for collecting data, participant observation was adopted through a working group created and managed on WhatsApp to gather the staff of a publishing company. As results, the e-learning proposal is presented from the publisher’s organizational chart and also from seven digital platforms to produce and manage content for e-learning. In conclusion, the proposal of e-learning model can be applied successfully to other organizational environments, as long as there are updates on it, and also those seven digital platforms can be continuously incorporated into e-learning proposals.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82715
Identificador DOI: 10.5281/zenodo.17172206
ISSN: 1982-6109
ORCID do(s) Autor(es): https://orcid.org/0000-0002-8210-0296
https://orcid.org/0000-0002-9469-1775
https://orcid.org/0000-0002-7144-0535
https://orcid.org/0000-0002-2009-5022
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/7485497876734881
http://lattes.cnpq.br/1867794550261960
http://lattes.cnpq.br/8148522077216689
http://lattes.cnpq.br/6496730755775148
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGCI - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_art_ppnobrega_et_al.pdf763,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.