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Tipo: TCC
Título: Imagens que escorrem: uma investigação poética das entre-imagens
Autor(es): Menezes, Allan Gomes
Orientador: Reis Filho, Osmar Gonçalves dos
Palavras-chave em português: Fotografia;Entre-imagens;Imagem contemporânea
Palavras-chave em inglês: Photography;In Between-images;Contemporary image
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA
Data do documento: 2017
Citação: MENEZES, Allan Gomes. Imagens que escorrem: uma investigação poética das entre-imagens. 2025. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Cinema e Audiovisual) — Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
Resumo: Neste trabalho desenvolve-se uma investigação das poéticas de um recorte específico das entre-imagens, conceito de Bellour que se refere às imagens que trabalham relações entre o estático e o movimento, sendo esse, as ‘’imagens que escorrem’’. Uma vez que essas imagens em específico partem do fotográfico para o cinemático de maneira sutil, inesperada, escorregadia, às vezes, quase imperceptível, causam uma confusão mental que desperta a necessidade de tal Investigação, que visa compreender como ela ocorre e o que gera para seus espectadores. Na contemporaneidade ocorre a ascensão das linguagens híbridas, o que inclui processos híbridos entre fotografia e cinema, que devem ser estudados por suas potencialidades poéticas provenientes de suas temporalidades diferenciadas. Para isso, é considerada uma contextualização da produção artística contemporânea pautada no hibridismo das linguagens, ao articular os conceitos de ‘’condição pós-midiática’’, trabalhado por Krauss e o de ‘’momento de convergência dos meios’’, trabalhado por Machado, além de uma contextualização com imagens que trabalham questões temporais semelhantes fora do campo artístico. Ao considerar que tais imagens partem do fotográfico ao cinemático sutilmente, elas são analisadas fotograficamente, com base nos pensamentos de Flusser e Barthes, o que leva ao entendimento da presença do movimento como um acréscimo plástico e um elemento poético. Assim, objetiva-se realizar a análise de duas importantes obras contemporâneas brasileiras, que se encontram dentro desse fenômeno, sendo elas ‘’Frutos Estranhos’’, de Rosângela Rennó e ’Arvorar’’, de Kátia Maciel, para entender melhor como o movimento pode ser trabalhado poeticamente na fotografia e quais os acréscimos poéticos dele. Fotografia, Dupla-exposição, Especulação imobiliária, Mucuripe, Cartografia, Enclave.
Abstract: This work develops an investigation of the poetics from a specific sample of the in-between- images concept established by Bellour that refers to the images that discuss relations between the stillness and the movement, these being, the “overflowing images”. Once these images specifically go from the photographic to the kinematic in a subtle, unexpected, slippery and sometimes imperceptible manner, causing a mental confusion that awakens the need for such research, which seeks to understand how it occurs and what it generates for its viewers. In contemporary times the rise of hybrid languages, which includes hybrid processes between photography and cinema, must be studied for their poetic potentialities that arise from their differentiated temporalities. In order to do this, it is considered a contextualization of contemporary artistic production based on the hybridism of languages, articulating the ''post- media condition'', concept discussed by Krauss, and also the "movement of the means’ convergence” concept, discussed by Machado, as well as a contextualization with images that work similar temporal issues outside the artistic field. Considering that these images subtly depart from photographic to cinematic, they are photographically analyzed, based on the thoughts of Flusser and Barthes, which leads to the understanding of the movement presence as an addition of plastic and a poetic element. Thus, the goal is to perform the analysis of two important contemporary Brazilian works, which are within this phenomenon, such as “Frutos Estranhos” by Rosângela Rennó, and “Arvorar” by Kátia Maciel, to a better understanding of how the movement can be poetically practiced in photography and what are the poetic additions to it.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82528
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/1880465509972947
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CINEMA E AUDIOVISUAL - Monografias

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