Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82461| Tipo: | TCC |
| Título: | Análise crítica dos conteúdos de genética nos livros didáticos do Novo Ensino Médio |
| Título em inglês: | Critical analysis of genetics content in New Secondary Education textbooks |
| Autor(es): | Matias, Giselle Rabelo |
| Orientador: | Mota, Erika Freitas |
| Coorientador: | Silva, Carlos Henrique Soares da |
| Palavras-chave em português: | Ensino de genética;BNCC;Didática |
| Palavras-chave em inglês: | Textbook;Genetics;Didactics |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
| Data do documento: | 2024 |
| Citação: | MATIAS, Giselle Rabelo. Análise crítica dos conteúdos de genética nos livros didáticos do Novo Ensino Médio. 2025. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) — Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
| Resumo: | O ensino no Brasil é estruturado por livros didáticos regulamentados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) e alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que reformulou o currículo escolar com o Novo Ensino Médio. Essas mudanças trouxeram mudanças como a exclusão de disciplinas obrigatórias e o aumento da carga horária. No ensino de genética, a BNCC enfatiza sua relevância científica e social, porém o conteúdo segue sendo abstrato e desafiador, exigindo metodologias mais eficazes. O presente estudo propõe analisar o impacto dessas mudanças nos livros didáticos, destacando desafios para professores e alunos na assimilação do conhecimento. A metodologia caracteriza-se por ser uma pesquisa qualitativa e apresenta elementos da pesquisa descritiva documental. A coleta de dados foi feita por meio de fragmentos textuais e imagens de livros didáticos selecionados, sendo expostos à análise de conteúdo com critérios pré-estabelecidos. Foram desenvolvidos cinco critérios procurando enquadrar elementos importantes dos livros didáticos com temáticas relevantes para a genética. Após fazer a análise dos livros didáticos, observou-se que há alguns livros didáticos que conseguem aprofundar a temática por meio dos capítulos, porém existem livros que apresentam a temática de uma forma muito superficial. Em síntese, conclui-se que a escolha do livro didático deve ser feita com base em uma análise detalhada dos critérios pedagógicos, sempre considerando a adequação dos conteúdos às necessidades dos estudantes. |
| Abstract: | Education in Brazil is structured around textbooks regulated by the National Program of Didactic Material and Book, “Programa Nacional do Livro e do Material Didático” PNLD, and aligned with the Common National Curriculum Basis, “Base Nacional Comum Curricular” BNCC, which recently reformed the school curriculum through the New High School Reform, “Novo ensino médio” NEM. These changes have introduced greater changes such as the exclusion of mandatory subjects and an increase in school hours. In genetics education, the BNCC emphasizes its scientific and social relevance; however, the content remains abstract and challenging, requiring more effective teaching methodologies. This study aims to analyze the impact of these changes on textbooks, highlighting the challenges faced by teachers and students in assimilating knowledge. The methodology is characterized as a qualitative research approach with elements of descriptive documentary analysis. Data collection was carried out through textual excerpts and images from selected textbooks, which were subjected to content analysis based on pre-established criteria. Five criteria were developed to assess key elements of textbooks in relation to relevant topics in genetics. The analysis of textbooks revealed that while some materials provide an in-depth exploration of the subject through well-structured chapters, others present the content in a superficial manner. In conclusion, the selection of textbooks should be based on a detailed analysis of pedagogical criteria, always considering the suitability of the content to the students' needs. |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82461 |
| ORCID do(s) Autor(es): | https://orcid.org/0009-0005-8807-0218 |
| Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/5558226000494824 |
| ORCID do Orientador: | https://orcid.org/0000-0003-1477-5563 |
| Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/5964165127429630 |
| Currículo Lattes do Coorientador: | http://lattes.cnpq.br/8223415050091918 |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2024_tcc_grmatias.pdf | 1,55 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.