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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82293| Tipo: | TCC |
| Título: | Ensino de ciências no modelo construtivista: uma revisão narrativa |
| Título em inglês: | Science teaching in the constructivist model: a narrative review |
| Autor(es): | Souza, Victoria Régia Pinto de |
| Orientador: | Lobo, Marina Duarte Pinto |
| Palavras-chave em português: | Ensino;Ciências;Construtivismo;Tradicional;Docência |
| Palavras-chave em inglês: | Teaching;Science;Constructivism;Traditional;Teaching practice |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
| Data do documento: | 2025 |
| Citação: | SOUZA, Victória Régia Pinto de. Ensino de ciências no modelo construtivista: uma revisão narrativa. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
| Resumo: | Em contraposição ao modelo tradicional, centrado na transmissão de conteúdos e na memorização, o ensino construtivista propõe o professor como mediador do processo educativo, incentivando o protagonismo discente. Este trabalho discute as diferenças entre o Ensino de Ciências no método tradicional e a abordagem construtivista, respeitando os estágios de desenvolvimento cognitivo descritos por Jean Piaget. Também é destacado o método de Lauro de Oliveira Lima, um pesquisador brasileiro que desenvolveu o método psicogenético de educação baseado na teoria do construtivismo piagetiano. A partir da vivência cotidiana em sala de aula, são apresentados as vivências e características dessa metodologia de ensino, que valoriza a autonomia dos estudantes, o aprendizado ativo, o desenvolvimento do pensamento crítico e a construção significativa do conhecimento por meio da experimentação e da investigação. A metodologia aplicada consistiu em uma revisão narrativa sobre a abordagem construtivista relacionada a um diálogo com as vivências da pesquisadora como docente em uma escola que adota o modelo construtivista piagetiana e no método psicogenético de Oliveira Lima. Nesse contexto, a coleta de dados da pesquisa fundamentou-se em estudos acadêmicos que abordam o tema proposto, enriquecendo o caráter qualitativo do trabalho. Os resultados demonstraram a eficiência da abordagem construtivista dentro do Ensino de Ciências e os benefícios atribuídos à aprendizagem e ao desenvolvimento crítico e reflexivo dos alunos. A prática relatada demonstra como essa metodologia favorece um ensino de Ciências mais envolvente, contextualizado e alinhado com as demandas da educação contemporânea. Portanto, concluiu-se que, ao promover a autonomia, o pensamento crítico e o protagonismo dos estudantes, a abordagem construtivista piagetiana representa uma alternativa necessária ao modelo tradicional de ensino, especialmente no contexto da Educação em Ciências. Essa prática não apenas potencializa o aprendizado de forma mais significativa e contextualizada, como também contribui para a formação de sujeitos mais conscientes, investigativos e preparados para lidar com os desafios do mundo moderno. |
| Abstract: | In contrast to the traditional model—centered on content transmission and memorization— constructivist teaching positions the teacher as a facilitator of the educational process, encouraging student agency. This study explores the differences between Science Education through the traditional method and the constructivist approach, respecting the stages of cognitive development described by Jean Piaget. It also highlights the contributions of Lauro de Oliveira Lima, a Brazilian researcher who developed the psychogenetic method of education based on Piagetian constructivism. Drawing from daily classroom experience, the work presents key aspects and practical insights of this methodology, which values student autonomy, active learning, critical thinking development, and meaningful knowledge construction through experimentation and inquiry. The methodology employed consists of a narrative review focused on the constructivist approach, combined with a reflection on the author's teaching experiences in a school that follows the Piagetian constructivist model and Oliveira Lima’s psychogenetic method. In this context, data collection was grounded in academic studies addressing the proposed theme, enriching the qualitative nature of the research. The results indicate the effectiveness of the constructivist approach in Science Education and its benefits for student learning and the development of critical and reflective thinking. The experiences shared demonstrate how this methodology supports a more engaging, contextualized, and relevant Science teaching practice that meets the demands of contemporary education. Therefore, it is concluded that by promoting autonomy, critical thinking, and student protagonism, the Piagetian constructivist approach offers a necessary and effective alternative to the traditional teaching model—especially within the context of Science Education. This practice not only enhances meaningful and contextualized learning but also contributes to the formation of more conscious, inquisitive individuals who are better prepared to face the challenges of the modern world. |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82293 |
| ORCID do(s) Autor(es): | https://orcid.org/0000-0001-8288-3879 |
| Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/8198522245668260 |
| Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/3359164549625118 |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias |
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