Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/820
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFaria, João Roberto-
dc.date.accessioned2011-09-28T11:51:48Z-
dc.date.available2011-09-28T11:51:48Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationFARIA , J. R. (2009)pt_BR
dc.identifier.issn1018051-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/820-
dc.descriptionFARIA , João Roberto. Alencar dramaturgo: uma apresentação. Revista de Letras, Fortaleza, v.1, n. 29, pt.2, p. 54-61, 2009.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Letraspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlencar, José Martiniano de, 1794-1860 - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectEscritores Brasileirospt_BR
dc.subjectLiteratura Brasileirapt_BR
dc.subjectAlencar, José Martiniano de, 1794-1860 - Visão política e socialpt_BR
dc.titleAlencar dramaturgo: uma apresentaçãopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO envolvimento de José de Alencar com o teatro, principalmente no início da sua carreira literária, não foi pequeno. Antes de se tornar o romancista consagrado do nosso movimento romântico, ele desejou ser dramaturgo, como demonstra a cronologia da sua vida e obra: no fi nal de 1856, nas páginas do Diário do Rio de Janeiro, ele publicou Cinco minutos, romance de estréia, ao qual se seguiu O guarani, no início do ano seguinte. Nessa altura deixou A viuvinha inacabado, para, em seguida, escrever sete peças teatrais, entre 1857 e 1861: O Rio de Janeiro, Verso e Reverso, O demônio familiar, O crédito, As asas de um anjo, Mãe, O jesuíta e O que é o casamento? Só depois dessa atividade de dramaturgo é que Alencar retomou a de romancista, com Lucíola, publicado em 1862. Em 1865, já afastado do teatro, escreveu sua última peça, A Expiação. O que teria motivado Alencar a se dedicar tão intensamente ao teatro no início de sua vida literária? Quais são as características das suas peças? Em que contexto foram escritas? Como foram recebidas pela crítica especializada e pela platéia fl uminense? Fizeram sucesso? Qual o grau de envolvimento do escritor com o teatro? Qual a importância desse conjunto de peças para a história do teatro brasileiro?(...)pt_BR
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_art_JRFaria.pdf82,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.