Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82063
Tipo: TCC
Título: Impacto do desenvolvimento de habilidades empreendedoras na atuação profissional do zootecnista
Autor(es): Lourenço, Karine Maranhão
Orientador: Pimentel, Patrícia Guimarães
Palavras-chave em português: Empreendedorismo;Mercado;Zootecnia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ZOOTECNIA
Data do documento: 2025
Citação: LOURENÇO, Karine Maranhão. Impacto do desenvolvimento de habilidades empreendedoras na atuação profissional do zootecnista. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Zootecnia) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Resumo: A Zootecnia é uma profissão que contém um vasto leque de oportunidades, dentre estas, o empreendedorismo, que é pouco explorado entre os profissionais, mas com o passar do tempo tem se tornado uma oportunidade promissora, diversificando a área de atuação no mercado de trabalho do Zootecnista. No entanto, apesar do crescimento do setor agropecuário, ainda se encontram desafios com relação ao incentivo e capacitação voltada para o desenvolvimento de habilidades empreendedoras. Isso mostra a necessidade de uma formação mais ampla, que capacite os profissionais não apenas na parte técnica, mas também na gestão, inovação e estratégias de mercado. Além disso, é de suma importância que esses profissionais também busquem por se aperfeiçoar e se capacitar para isso. Será abordado algumas oportunidades existentes no setor, como atuação na nutrição animal, consultorias e gestão, demonstrando como o conhecimento técnico aliado à visão empreendedora pode impulsionar a entrada desse profissional no mercado de trabalho. Além disso, destaca-se o papel fundamental de iniciativas como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE e programas de universidades para estudantes como o Empreende UFC, na preparação dos Zootecnistas para enfrentar os desafios do mercado, com maior habilidade e segurança. Dessa forma, o desenvolvimento desses conhecimentos não apenas fortalece esses profissionais, mas também contribui para o avanço da Zootecnia.
Abstract: Zootechnics is a profession with a wide range of opportunities, including entrepreneurship, which is little explored among professionals, but over time has become a promising opportunity, diversifying the area of activity in the Zootechnician's job market. However, despite the growth of the agricultural sector, there are still challenges in terms of encouraging and training people to develop entrepreneurial skills, as well as exploiting their entrepreneurial characteristics within Zootechnics. This shows the need for a broader training program, which trains professionals not only in the technical side, but also in management, innovation and market strategies. In addition, it is of the utmost importance that these professionals also seek to improve and train themselves. We will look at some of the opportunities in the sector, such as working in animal nutrition, consultancy and management, showing how technical knowledge combined with an entrepreneurial vision can boost this professional's entry into the job market. It also highlights the fundamental role of initiatives such as the Brazilian Micro and Small Business Support Service (SEBRAE) and university programs for students such as Empreende UFC, in preparing zootechnicians to face the challenges of the market with greater skill and security. In this way, the development of this knowledge not only strengthens these professionals but also contributes to the advancement of Zootechnics.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82063
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/3734282055266322
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/1564782457108804
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ZOOTECNIA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_tcc_kmlourenço.pdf416,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.