Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81948
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBarbosa, Maria Edivani Silva-
dc.contributor.authorPastor, Bruna Lima-
dc.date.accessioned2025-08-12T16:26:08Z-
dc.date.available2025-08-12T16:26:08Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationPASTOR, Bruna Lima. Recursos didáticos no ensino de geografia na rede pública estadual (Fortaleza, Ceará): desafios e possibilidades para a construção do pensamento geográfico. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81948-
dc.description.abstractThis article aims to investigate the use of teaching resources in the development of geographical thinking, focusing on bridging the gap between school content and students’ realities. The research is characterized as a qualitative, exploratory study, conducted through a bibliographic review and an online survey applied to 19 Geography teachers from the state education network in Ceará, specifically in the municipality of Fortaleza. To achieve this objective, the literature review initially covered general didactics works, such as those by Libâneo (2013), Piletti (2010), and Zabala (2010), to understand the definitions and classifications of teaching resources. Subsequently, contributions on Geography teaching were incorporated, bringing in relevant authors in the field, such as Callai (2002, 2011, 2013), Cavalcanti (2010, 2011, 2012, 2019), and Pontuschka, Paganelli, and Cacete (2009), who emphasize the importance of linking resources to the construction of geographical knowledge. Data collection was carried out via a Google Forms questionnaire, involving teachers assigned to the three Superintendencies of State Schools in Fortaleza (SEFOR 1, 2, and 3). Data analysis revealed that, although teachers recognize the relevance of teaching resources, their use is still hindered by challenges such as lack of infrastructure and the predominance of traditional practices. However, it was observed that when used intentionally and connected to geographical content and students’ daily lives, teaching resources enhance learning and promote the development of spatial and critical thinking. The study concludes that the planned and reflective use of these resources allows Geography teaching to become more closely aligned with students’ realities, contributing to their formation as critical and reflective individuals.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleRecursos didáticos no ensino de geografia na rede pública estadual (Fortaleza, Ceará): desafios e possibilidades para a construção do pensamento geográficopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente artigo tem como objetivo investigar o uso de recursos didáticos para a construção do pensamento geográfico, trabalhando na aproximação entre o conteúdo escolar e a realidade dos estudantes. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa de natureza exploratória, sendo desenvolvida através de revisão bibliográfica e aplicação de formulário online voltado para 19 professores de Geografia da rede estadual do Ceará, atuantes no município de Fortaleza. Para se alcançar o objetivo dessa pesquisa, a revisão bibliográfica, inicialmente contemplou obras da didática geral, como as de Libâneo (2013), Piletti (2010) e Zabala (2010), para compreender as definições e classificações sobre recursos didáticos. Posteriormente, foram incorporadas as contribuições sobre ensino de Geografia, trazendo autores relevantes para a temática, como Callai (2002, 2011, 2013), Cavalcanti (2010, 2011, 2012, 2019) e Pontuschka, Paganelli e Cacete (2009), que enfatizam a importância da articulação entre recursos e a construção do conhecimento geográfico. A coleta de dados foi realizada por formulário, desenvolvido via Google Forms, e contou com a participação de professores lotados nas três Superintendências das Escolas Estaduais de Fortaleza (SEFOR 1, 2 e 3). A análise dos dados revelou que, embora os professores reconheçam a relevância dos recursos didáticos, o uso ainda é atravessado por dificuldades como falta de infraestrutura e a predominância de práticas tradicionais. Contudo, verificou-se que, quando utilizados de forma intencional e vinculados aos conteúdos geográficos e ao cotidiano dos estudantes, os recursos didáticos potencializam a aprendizagem e favorecem a construção do pensamento espacial e crítico. Conclui-se que o uso planejado e reflexivo desses recursos possibilita que o ensino de Geografia se aproxime das realidades dos alunos e contribua para sua formação como sujeitos críticos e reflexivos.pt_BR
dc.subject.ptbrRecursos didáticospt_BR
dc.subject.ptbrEnsino de Geografiapt_BR
dc.subject.ptbrPensamento geográficopt_BR
dc.subject.ptbrFormação docentept_BR
dc.subject.ptbrPrática pedagógicapt_BR
dc.subject.enTeaching resourcespt_BR
dc.subject.enGeography educationpt_BR
dc.subject.enGeographical thinkingpt_BR
dc.subject.enTeacher trainingpt_BR
dc.subject.enPedagogical practicept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
local.author.latteshttps://lattes.cnpq.br/4757671604999190pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/6104723368550136pt_BR
local.date.available2025-08-12-
Aparece en las colecciones: GEOGRAFIA-BACHARELADO - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2025_tcc_blpastor.pdf518,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.