Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81821Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Nogueira, Antonio Gilberto Ramos | - |
| dc.contributor.author | Alves, Hildebrando Maciel | - |
| dc.date.accessioned | 2025-08-05T15:21:25Z | - |
| dc.date.available | 2025-08-05T15:21:25Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | ALVES, Hildebrando Maciel. No terreiro das patrimonializações: encruzilhadas da política dos mestres da cultura/tesouros vivos do Ceará (2003-2023). 2025. 504 f. Tese (Doutorado em História) - Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81821 | - |
| dc.description.abstract | This dissertation analyzes the historicity of the processes of heritage recognition of individuals, groups, and collectives in the state of Ceará between 2003 and 2023. Positioned within the field of the History of Cultural Heritage, the research problematizes the practices, discourses, and visual representations that have shaped the implementation, development, and transformations of this policy over two decades. To this end, a wide range of sources was mobilized — including official legislation, meeting minutes, candidacy dossiers, newspaper articles from O POVO and Diário do Nordeste, and the catalogs produced within the framework of the Encontro Mestres do Mundo. Authors such as Michel Foucault (2011), Sônia Meneses (2011), François Hartog (2006, 2013), Pierre Bourdieu (1989, 1997, 2005, 2007), Antonio Gilberto Ramos Nogueira (2014, 2020, 2022, 2024), and Márcia Chuva (2012, 2017) formed the theoretical and methodological foundation of the study. The temporal scope spans from the creation of the Lei dos Mestres da Cultura (Law No. 13.151/2003) to the reformulation under the Lei dos Tesouros Vivos do Ceará (Law No. 13.842/2006), reaching up to 2023, marking two decades of the experience. We reflect critically on the construction of the discourse of pioneering developed by the Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT-CE), initiated during the administration of Cláudia Leitão (2003-2006) and persisting today. Through critical analysis of the sources, the study examines the selection processes, the images constructed around the Mestres and Mestras, and the agents and discourses involved. The annual event Encontro Mestres do Mundo, which gathers the titleholders, and the recent academic recognition initiatives through the Title of Notório Saber in Traditional Popular Culture, are also discussed. Thus, we seek to understand how these initiatives shape new spaces, agents, and conceptions within the state's cultural heritage policy. From a historiographical perspective, cultural heritage is treated as a social practice marked by conflicts, narratives, visualities, memories, and affections. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | No terreiro das patrimonializações: encruzilhadas da política dos mestres da cultura/tesouros vivos do Ceará (2003-2023) | pt_BR |
| dc.type | Tese | pt_BR |
| dc.description.abstract-ptbr | A presente tese analisa a historicidade dos processos de patrimonialização de pessoas naturais, grupos e coletividades no estado do Ceará entre 2003 e 2023. Inserida no campo da História do Patrimônio Cultural, a pesquisa problematiza as práticas, os discursos e as imagens que atravessaram a implementação, o desenvolvimento e as transformações dessa política ao longo de duas décadas. Para tanto, mobilizamos uma ampla diversidade de fontes — legislações oficiais, atas de reunião, dossiês de candidaturas, reportagens jornalísticas dos jornais O POVO e Diário do Nordeste, e os catálogos produzidos no âmbito do Encontro Mestres do Mundo. Autores como Michel Foucault (2011), Sônia Meneses (2011), François Hartog (2006, 2013), Pierre Bourdieu (1989, 1997, 2005, 2007), Antonio Gilberto Ramos Nogueira (2014, 2020, 2022, 2024) e Márcia Chuva (2012, 2017) compuseram a base teórico-metodológica que orientou o percurso da pesquisa. O recorte compreende desde a criação da Lei dos Mestres da Cultura (Lei nº 13.151/2003), passando pela reformulação com a Lei dos Tesouros Vivos do Ceará (Lei nº 13.842/2006), até o ano de 2023, marco dos 20 anos da política. Buscamos refletir sobre a construção do discurso de pioneirismo do órgão, presente desde sua criação na gestão de Cláudia Leitão (2003-2006) e ainda em vigência no tempo presente. A partir de uma análise crítica das fontes, examinamos os processos seletivos, as imagens construídas em torno dos Mestres e Mestras, e os agentes e discursos envolvidos. A realização do Encontro Mestres do Mundo — evento anual que reúne os contemplados — e as recentes experiências de reconhecimento acadêmico dos saberes dos Mestres, por meio do Título de Notório Saber em Cultura Tradicional Popular, também foram objeto de análise. Assim, buscamos compreender como tais iniciativas vêm conformando novos espaços, agentes e concepções para a política de patrimônio cultural da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT-CE). Em perspectiva historiográfica, tratamos o patrimônio cultural como uma prática social atravessada por conflitos, narrativas, visualidades, memórias e afetos. | pt_BR |
| dc.subject.ptbr | Mestres da Cultura | pt_BR |
| dc.subject.ptbr | Tesouros vivos | pt_BR |
| dc.subject.ptbr | SECULT-CE | pt_BR |
| dc.subject.ptbr | Patrimônio Cultural | pt_BR |
| dc.subject.en | Cultural Heritage | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
| local.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/3209209059585609 | pt_BR |
| local.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/1756916213653812 | pt_BR |
| local.date.available | 2025-08-05 | - |
| Aparece nas coleções: | PPGH - Teses defendidas na UFC | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2025_tese_hmalves.pdf | 51,81 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.