Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81753
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMiranda, Luciana Lobo-
dc.contributor.authorTeixeira, Igor de Lima-
dc.date.accessioned2025-07-30T14:25:54Z-
dc.date.available2025-07-30T14:25:54Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Igor de Lima. PIBIC-EM enquanto dispositivo de enunciação: modos de resistência e de existência de jovens estudantes dissidentes em sexualidades. 2025. 267 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81753-
dc.description.abstractSexuality is a historical invention, a socially constructed convention in which the meanings and significances we attribute to it are shaped within social situations. From this perspective, the school, as an institution that permeates a significant part of people's lives, also functions as a space of subjectivation in the production of dissident sexualities. Young people with dissident sexualities are marked both inside and outside the school on a daily basis by power relations that often, in a contradictory and ambivalent manner, generate not only subordination but also spaces of resistance and identification. Thus, this research aims to analyze how PIBIC-EM has functioned as a dispositif for enunciating strategies of resistance and existence among young students regarding experiences of dissident sexualities. This investigation is articulated with post-structuralist theorists who contribute to discussions on philosophical critiques and reflections that guide the deconstruction of the sex/gender dichotomy. The research methodology is supported by the ethical-theoretical-methodological framework of Research-Inter(in)vention (PI), under the lens of cartographic investigation, utilizing the Institutional Scientific Initiation Scholarship Program for High School Students (PIBIC-EM) as an enunciation dispositif through the following strategies: a researcher training group with two PIBIC-EM students, a field diary, Discussion Groups (DG), and a workshop. The study involved 10 (ten) students from a public high school in Fortaleza, Ceará.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePIBIC-EM enquanto dispositivo de enunciação: modos de resistência e de existência de jovens estudantes dissidentes em sexualidadespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA sexualidade é uma invenção histórica, uma construção convencionada socialmente, na qual os sentidos e os significados que a atribuímos são configurados em situações sociais. Tendo essa perspectiva em foco, a escola, enquanto instituição que permeia considerável parte da vida das pessoas, funciona também como um território de subjetivação na produção de sexualidades dissidentes. Os jovens dissidentes em sexualidades são marcados dentro e fora da escola, cotidianamente, pelas relações de força e de poder que engendram, muitas vezes, de maneira contraditória e ambivalente, não somente subordinações, mas também locais de resistências e de identificações. Desse modo, esta pesquisa objetiva analisar como o PIBIC-EM atuou enquanto dispositivo de enunciação das estratégias de resistências e de existências de jovens estudantes acerca das experiências de sexualidades dissidentes. Esta investigação articula-se com teóricas/os pós-estruturalistas que possuem contribuições nas discussões sobre críticas e reflexões filosóficas, que guiam a desconstrução da dicotomia sexo/gênero. A metodologia da pesquisa é amparada pelo campo ético-teórico-metodológico da Pesquisa-Inter(in)venção (PI) sob a investigação cartográfica, utilizando-se do/com Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica-Ensino Médio (PIBIC-EM) como dispositivo de enunciação através das seguintes estratégias: grupo de formação de pesquisadores com dois estudantes PIBIC-Em, diário de campo, Grupos de Discussão (GD) e oficina. Participaram da pesquisa 10 (dez) estudantes de uma escola pública de ensino médio de Fortaleza-CEpt_BR
dc.title.enPIBIC-EM as a device of enunciation: modes of resistance and existence of young dissident students in terms of sexualitiespt_BR
dc.subject.ptbrSexualidades dissidentespt_BR
dc.subject.ptbrPIBIC-EMpt_BR
dc.subject.ptbrPesquisa intervençãopt_BR
dc.subject.enDissident sexualitiespt_BR
dc.subject.enIntervention researchpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
local.author.orcidhttps://orcid.org/0009-0004-3997-3077pt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/6287980339234385pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/4519037978963137pt_BR
local.date.available2025-07-30-
Aparece en las colecciones: PPGP - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2025_dis_ilteixeira.pdf
  Until 2027-07-25
9,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.