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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81376| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Desenvolvimento das funções executivas em crianças com e sem transtorno do espectro autista na aprendizagem da flauta doce |
| Autor(es): | Rodrigues, Francisco Josielligton Freitas |
| Orientador: | Stervinou, Adeline Annelyse Marie |
| Coorientador: | Parente, Filipe Ximenes |
| Palavras-chave em português: | Educação musical;Transtornos do espectro autista;Transtornos do espectro autista em crianças;Flauta doce |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
| Data do documento: | 2025 |
| Resumo: | Esta pesquisa visa investigar o desenvolvimento das funções executivas em alunos com e sem Transtorno do Espectro Autista (TEA) por meio de atividades musicais utilizando a flauta doce como instrumento de referência. Seguindo a perspectiva de Louro (2017), que sublinha a importância da educação musical aliada à psicomotricidade como meio para o neurodesenvolvimento em indivíduos com TEA, nosso estudo examina como as atividades musicais podem beneficiar o desenvolvimento de habilidades essenciais como memória de trabalho, flexibilidade cognitiva e controle inibitório. Estas habilidades são particularmente desafiadoras para este grupo, evidenciando a relevância de intervenções direcionadas (DIAS e SEABRA, 2013). A pesquisa fundamenta-se na literatura sobre habilidades cognitivas de crianças com TEA, usando a educação musical através da flauta doce como meio para o desenvolvimento humano, refletindo sobre as contribuições no contexto da inclusão e educação musical. Empregando uma metodologia qualitativa, foram realizadas aulas de prática musical com dois grupos de crianças, um com e outro sem TEA onde foi avaliado o desenvolvimento das suas funções executivas antes e após o período de intervenção. Para isso, aplicamos questionários com os responsáveis e com os professores das crianças antes e depois da realização das aulas para observar os eventuais efeitos das atividades propostas no desenvolvimento cognitivo das crianças. Foram realizadas doze atividades, sendo quatro sobre a memória de trabalho, quatro sobre a flexibilidade cognitiva e quatro sobre o controle inibitório. As aulas aconteceram duas vezes por semana, tendo cada uma sessenta minutos de duração, onde trabalhamos especificamente estas competências. Esperamos, após a realização das atividades, apontar melhorias nas habilidades mencionadas, evidenciando a contribuição da educação musical para a inclusão e o desenvolvimento integral de crianças com TEA. |
| Abstract: | This research aims to investigate the development of executive functions in students with and without Autism Spectrum Disorder (ASD) through musical activities using the recorder as a reference instrument. Following the perspective of Louro (2017), who emphasizes the importance of music education combined with psychomotricity as a means for neurodevelopment in individuals with ASD, our study examines how musical activities can benefit the development of essential skills such as working memory, cognitive flexibility, and inhibitory control. These skills are particularly challenging for this group, highlighting the relevance of targeted interventions (DIAS and SEABRA, 2013). The research is grounded in the literature on the cognitive abilities of children with ASD, using music education through the recorder as a tool for human development, while reflecting on its contributions in the context of inclusion and music education. Adopting a qualitative methodology, music practice classes were conducted with two groups of children4one with ASD and one without4to assess the development of their executive functions before and after the intervention period. To this end, questionnaires were administered to the children’s guardians and teachers before and after the classes to observe possible effects of the proposed activities on the children’s cognitive development. Twelve activities were carried out: four focused on working memory, four on cognitive flexibility, and four on inhibitory control. The classes were held twice a week, each lasting sixty minutes, during which these competencies were specifically addressed. We expect that, after completing the activities, improvements in the mentioned skills will be observed, demonstrating the contribution of music education to the inclusion and holistic development of children with ASD. |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81376 |
| Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/3730683018345537 |
| Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/1689672229752930 |
| Currículo Lattes do Coorientador: | http://lattes.cnpq.br/2134488263337352 |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | PROFARTES - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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