Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/8132
Tipo: Dissertação
Título : Uma abordagem introdutória ao estudo de triângulos com o software GeoGebra
Título en inglés: An introductory approach to the study of triangles with GeoGebra software
Autor : Silva Júnior, Nelson Claudiano da
Tutor: Silva, Jonatan Floriano da
Palabras clave : Geometria;Software educacional;Matemática - Estudo e ensino;Software GeoGebra
Fecha de publicación : 2014
Citación : SILVA JÚNIOR, Nelson Claudiano da. Uma abordagem introdutória ao estudo de triângulos com o software GeoGebra. 2014. 137 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014.
Resumen en portugués brasileño: Um bom educador vem sempre buscando melhorar a qualidade de seu ensino, e um dos fatores para se atingir este objetivo é o aperfeiçoamento de técnicas de ensino, atrelado às novas tecnologias. Dentro deste universo, se encontram as aulas informatizadas, onde são utilizados micro computadores como meios auxiliares de instrução. Dentre os diversos softwares educacionais existentes no mercado, podemos destacar, na área de matemática, alguns que são de extrema importância para o desenvolvimento de um raciocínio matemático por parte do aluno. Seguindo este raciocínio, o autor destacará, neste trabalho, as vantagens de uma nova maneira de se ensinar geometria, de uma forma que só um ambiente informatizado pode proporcionar: a Geometria Dinâmica, caracterizada por "desenhos em movimento". Dentro deste contexto, representando os softwares que trabalham com geometria dinâmica, será apresentado o Geogebra. Através de pesquisa documental, o autor apresentará definições de geometria dinâmica, mencionará informações sobre informática na educação, definirá tópicos de geometria no oitavo ano do Ensino Fundamental, em particular, pontos notáveis de triângulos quaisquer, realizará uma pesquisa de campo com turmas do Colégio Militar de Fortaleza, para verificar se há relevância deste programa educacional para as classes. Ao final da pesquisa de campo, será verificado se as aulas de geometria no Ensino Fundamental podem tornar-se mais estimulantes e interessantes com a aplicação deste software, que pode ser de grande valia como mais uma ferramenta para o aperfeiçoamento do processo ensino-aprendizagem.
Abstract: A good teacher is always seeking to improve the quality of their teaching , and one of the factors for achieving this goal is the improvement of teaching techniques , coupled with new technologies . Within this universe , are computerized classes , where micro computers as instructional aids are used . Among the several existing educational software in the market, we can highlight in the area of mathematics, some that are of utmost importance for the development of mathematical thinking by the student . Following this reasoning , the author will highlight this work , the advantages of a new way of teaching geometry in a way that only a computerized environment can provide : Dynamic Geometry , characterized by " drawings in motion." Within this context , accounting software working with dynamic geometry , Geogebra will be presented . Through archival research, the author will present definitions of dynamic geometry , mention information on computing in education , define topics of geometry in the eighth grade of elementary school , in particular , any notable points of triangles , conduct a field study with classes at the Colégio Militar de Fortaleza, to check for relevance of this educational program for classes . At the end of the field research , it will be checked if the geometry classes in elementary school can become more exciting and interesting with the use of this software , which can be very useful as an additional tool for improving the teaching- learning process .
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8132
Aparece en las colecciones: PROFMAT - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2014_dis_ncsilvajunior.pdf4,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.