Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/8129
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPeloggio, Marcelo Almeida-
dc.contributor.authorXimenes, Jesus Frota-
dc.date.accessioned2014-05-21T12:15:51Z-
dc.date.available2014-05-21T12:15:51Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationXIMENES, Jesus Frota. O pensamento místico ecológico de José de Alencar em Antiguidade da América. 2014. 110f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Letras, Fortaleza (CE), 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8129-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectRomanticismopt_BR
dc.subjectNaturalezapt_BR
dc.subjectAlencar,José de,1828-1877.Antiguidade da América e a raça primogênita – Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectHomem na literaturapt_BR
dc.subjectNatureza na literaturapt_BR
dc.subjectRomantismopt_BR
dc.titleO pensamento místico ecológico de José de Alencar em Antiguidade da Américapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta dissertação tem por objeto uma análise do pensamento místico ecológico de José de Alencar a partir da obra Antiguidade da América, escrita provavelmente no ano de 1877, relacionando-a com alguns de seus romances, tal como Iracema (1865), que dará destaque ao avanço técnico-científico, em especial no Brasil e seu impacto à natureza. A partir daí, abordará a relação do Homem com a Natureza, apresentando, por meio dos textos alencarinos e de outros críticos, o elo entre eles, que culminará em uma comunhão total do Homem com Deus (Ômega), dando, assim, origem ao terceiro mundo, que Alencar nos apresenta em Antiguidade da América. Portanto, este trabalho tem por objetivo abordar, a partir da análise da referida obra, a visão alencarina a respeito do que ele diz ser o “terceiro mundo”: uma consequência de um mundo em ruínas tomado pelos “detritos da matéria mal consumida”; mas também o de tentar explicar a ideia alencarina relacionada ao surgimento da humanidade, que aparecendo na América, fará um giro pelos continentes até retornar à própria origem, ou seja: o continente americano, onde o segundo mundo, o mundo da matéria (histórico), dará vez ao terceiro, a surgir de um dilúvio de fogo, fazendo aparecer, assim, a civilização cósmica de que falávamos, quer dizer: Deus, o Homem e a Natureza, que passam a viver em perfeita harmonia. Também veremos como ocorre o processo de purificação cósmica em suas obras indianistas e a relação com Antiguidade da América. Este trabalho terá como apoio teórico, os pensadores Pascoal Acot (1990), Afrânio Coutinho (1980, 1999), Keith Thomas (2010), Eric J. Hobsbawm (1990, 2009), dentre outros estudiosos da área.pt_BR
dc.description.abstract-esEsta tesis tiene como objeto un análisis del pensamiento místico ecológico de José de Alencar, a partir de su obra Antigüedad de América, escrita probablemente en el ano de 1877, relacionando con algunas de sus novelas, tal como Iracema (1865). Dará destaque al avanzo técnico-científico, en especial en Brasil, y su impacto en el medio natural. A partir de eso abordará la relación del Hombre con la Naturaleza, donde mostraremos, a través de los textos alencarinos y de otros críticos, la relación de comunión entre ellos, que culminará en una comunión total del Hombre con Dios Omega). Así, dando origen al tercer mundo, que Alencar nos presenta en Antiguidade da América. Por lo tanto, este trabajo tiene por objetivo abordar, a partir del análisis de la referida obra, la visión alencarina relativa a lo que el dijo ser el “tercer mundo”: este que seria consecuencia de un mundo en ruinas tomado por los “detritos de la materia mal consumida”; pero también lo de intentar explicar la idea alencarina relacionada al surgimiento de la humanidad, que apareciendo en la América, recurrirá por los continentes hasta retornar a la propia origen, o sea: el continente americano, donde el segundo mundo, el mundo de la materia (histórico), dará vez al tercero, a surgir de un diluvio de fuego, haciendo aparecer, así, la civilización cósmica de que hablábamos, quiere decir: Dios, el Hombre y la Naturaleza pasan a vivir en perfecta armonía. También iremos ver como dar el proceso de purificación cósmica en sus obras indianistas y la relación con Antiguidade da América. Para eso tendrá como apoyo teórico, los pensadores de Pascoal Acot (1990), Afrânio Coutinho (1980, 1999), Keith Thomas (2010), Eric J. Hobsbawm (1990, 2009), de entre otros estudiosos del área.pt_BR
dc.title.enEl pensamiento místico ecológico de José de Alencar en Antigüedad de Américapt_BR
Aparece nas coleções:PPGLE- Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_dis_jfximenes.pdf1,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.