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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCastro, Antônio Joel Ramiro de-
dc.contributor.authorAraújo, Gabriel Bezerra-
dc.date.accessioned2025-06-12T15:27:25Z-
dc.date.available2025-06-12T15:27:25Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationARAÚJO, Gabriel Bezerra. Análise e discussão da predição de um caso de evasão universitária: uma abordagem baseada em data mining e machine learning. 2025. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Campus de Quixadá, Universidade Federal do Ceará, Quixadá, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81274-
dc.description.abstractUndergraduate courses in Brazil have high dropout rates, with a national average of 18% and, in the context of the state of Ceará, reaching 25% in on-campus courses. This phenomenon has significant impacts on both students and educational institutions, compromising the country’s educational development. Given this scenario, this study aims to carry out a data mining project on higher education student data, with a specific focus on the Computer Science program at the Quixadá Campus of the Federal University of Ceará (UFC), and to analyze and discuss the results of this process. Machine learning techniques were applied to data from academic records of former students to understand the factors associated with dropout and thus propose more effective mitigation strategies. For each Machine Learning algorithm tested, best practices in Data Mining were applied, such as Hyperparameter Tuning and Cross-Validation. Significant correlations between the existing columns, including the target attribute, were also demonstrated.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAnálise e discussão da predição de um caso de evasão universitária: uma abordagem baseada em data mining e machine learningpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrOs cursos de graduação no Brasil apresentam altos índices de evasão, com uma média nacional de 18% e, no contexto do estado do Ceará, atingindo 25% nos cursos presenciais. Esse fenômeno gera impactos significativos tanto para os estudantes quanto para as instituições de ensino, comprometendo o desenvolvimento educacional do país. Diante desse cenário, este estudo tem como objetivo realizar um projeto de mineração de dados em dados de alunos do ensino superior, com foco específico no curso de Ciência da Computação do Campus de Quixadá da Universidade Federal do Ceará (UFC), e analisar e discutir os resultados desse processo . Foram empregadas técnicas de aprendizado de máquina em dados provenientes de históricos escolares de ex-alunos, a fim de compreender os fatores associados à evasão e, assim, propor estratégias de mitigação mais eficientes. Para cada algoritmo de Aprendizado de Máquina testado, foram aplicadas boas práticas de Mineração de Dados, como variação de Hiperparâmetros e Validação Cruzada. As correlações significativas entre as colunas existentes, entre elas o atributo alvo, também foram demonstradas.pt_BR
dc.subject.ptbrmineração de dados educacionalpt_BR
dc.subject.ptbrevasão universitáriapt_BR
dc.subject.ptbridentificação de tendênciaspt_BR
dc.subject.ptbraprendizado de máquinapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOpt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-3489-8712pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/9668328135821873pt_BR
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