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dc.contributor.advisorMartins, Mariana Cavalcante-
dc.contributor.authorBarros, Jayara Nunes-
dc.date.accessioned2025-06-10T21:29:02Z-
dc.date.available2025-06-10T21:29:02Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationBARROS, Jayara Nunes. Capacidades e dificuldades de crianças em idade pré escolar relacionadas com as habilidades sociais educativas parentais. 2024. 56 f. Monografia (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Curso de Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/81245. Acesso em: 10 jun. 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/81245-
dc.description.abstractThe early years of a child's life are crucial for acquiring numerous skills. Parents are the first role models in their children's lives, and their social skills play an important role in the education and development of children, as children tend to observe their actions and attitudes. The objective of this study is to analyze the association between parental socio-educational skills and the abilities and difficulties of preschool-aged children. This study adopts a descriptive methodology, with a cross-sectional and quantitative analysis. It is a segment of a multicenter, cluster-randomized clinical study composed of two parallel groups. Data collection was conducted from November 2022 to May 2023 in the municipality of Fortaleza, including a total of six daycare centers. The target population consisted of parents and caregivers of children aged 2 to 5 years, regularly enrolled in the selected institutions. The following instruments were used for data collection: a Sociodemographic Questionnaire, the Parental Socio-Educational Skills Interview Script, and the Strengths and Difficulties Questionnaire, with data recorded in an Excel® 2016 spreadsheet. Data were tabulated and subsequently analyzed for statistical and variable association using the Statistical Package for the Social Sciences version 20.0. The study was approved by the Ethics Committee of the Federal University of Ceará under opinion number 5.755.168/2022. In the end, the sample consisted of 175 participants. Most respondents were mothers (87.4%), who were also the primary caregivers of the children (90.9%), and without a partner (71.5%). Parents’ social skills were identified, with an emphasis on the "setting limits" domain, which had a median score of 8, higher than other skills. Regarding children's abilities and difficulties, analyzed through the questionnaire, most children showed a high level of difficulty (64.7%) and a low level of ability (54.2%). It was found that the "communication" domain, one of the social skills analyzed, was significantly related to children's abilities, demonstrating the importance of parent-child communication, with statistical significance of p=0.007. This study highlights how socio-educational skills, when applied positively, can influence children's abilities, while negatively applied skills can affect their difficulties. Additionally, it identifies nursing professionals as key players in the process of acquiring social skills during early childhood.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.titleCapacidades e dificuldades de crianças em idade pré escolar relacionadas com as habilidades sociais educativas parentaispt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrOs primeiros anos de vida de uma criança são cruciais para a aquisição de inúmeras habilidades. Os pais são os primeiros modelos de comportamento na vida dos filhos, dessa maneira suas habilidades sociais têm um importante papel no que diz respeito à educação e desenvolvimento das crianças, uma vez que elas tendem a observar suas ações e atitudes. O objetivo deste estudo é analisar a associação entre as habilidades socioeducativas parentais com as capacidades e dificuldades de crianças em idade pré-escolar. Este estudo adota uma metodologia descritiva, com uma análise transversal e quantitativa. Esta pesquisa é um recorte de um estudo clínico multicêntrico, randomizado por clusters, composto por dois grupos paralelos. A coleta de dados foi realizada de novembro de 2022 a maio de 2023 no município de Fortaleza, onde foram incluídas um total de seis creches. A população-alvo deste estudo consistiu de pais e cuidadores de crianças de 2 a 5 anos, regularmente matriculadas nas instituições selecionadas. Foram utilizados os seguintes instrumentos para a coleta de dados: Questionário Sociodemográfico, do Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas Parentais e do Questionário de Capacidades e Dificuldades, tendo sido registrados em uma planilha do Excel® 2016. Os dados foram tabulados e posteriormente realizadas análise estatística e associação das variáveis no programa Statistical Package for the Social Sciences versão 20.0. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Ceará sob o parecer número 5.755.168/2022. Ao final, a amostra foi constituída por 175 pessoas. A maioria dos entrevistados foram as mães (87,4%), que também eram cuidadoras principais das crianças (90,9%), e sem companheiro (71,5%). Foram identificadas as habilidades sociais que os pais possuem, com destaque ao domínio estabelecimento de limites, que apresentou mediana igual a 8, valor maior que o apresentado pelas demais habilidades. Quanto às capacidades e dificuldades das crianças, analisadas através do questionário, a maioria das crianças apresentou alto nível de dificuldade (64,7%) assim como baixo nível de capacidade (54,2%). Identificou-se que o domínio comunicação, uma das habilidades sociais analisadas, relacionou-se significativamente com a capacidade das crianças, demonstrando a importância da comunicação entre pais e filhos, com significância estatística de p=0.007. Este estudo mostra como as habilidades socioeducativas, quando aplicadas de forma positiva, podem influenciar nas capacidades das crianças, bem como, se aplicadas de forma negativa influenciam nas dificuldades destas. Além disso, apresenta o profissional de enfermagem como chave no processo de aquisição de habilidades sociais na primeira infância.pt_BR
dc.subject.ptbrHabilidades Sociaispt_BR
dc.subject.ptbrComportamento Infantilpt_BR
dc.subject.ptbrEducação não Profissionalizantept_BR
dc.subject.enSocial Skillspt_BR
dc.subject.enChild Behaviorpt_BR
dc.subject.enEducation, Nonprofessionalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/1188526379806929pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/9990855796067891pt_BR
local.date.available2026-12-01-
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