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Tipo: Dissertação
Título: Crítica da comédia As Vespas, de Aristófanes, ao tribunal popular ateniense
Título em inglês: Critical comedy The Wasps by Aristophanes, the Athenian popular court
Autor(es): Silva, Valdísio Vieira da
Orientador: Pompeu, Ana Maria César
Palavras-chave: Democracy;The Wasps;Aristófanes.As vespas – Crítica e interpretação;Aristófanes - Personagens;Aristófanes - Visão política e social;Atenas(Grécia) - Política e governo
Data do documento: 2013
Citação: SILVA, Valdísio Vieira da. Crítica da comédia As Vespas, de Aristófanes, ao tribunal popular ateniense. 2013. 92f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Letras, Fortaleza (CE), 2013.
Resumo: Esta Dissertação de Mestrado em Literatura Comparada tem por tema “O retrato das instituições judiciárias atenienses na comédia As Vespas, de Aristófanes.” A abordagem de corrupção nas instituições judiciárias do quinto século. a. C., em As Vespas, destaca as preocupações artísticas e políticas de Aristófanes, preservando os valores e integridade das instituições democráticas de Atenas. A partir da observação de que procedeu Aristófanes em defesa da pólis, o objetivo desta pesquisa é analisar a comédia As Vespas, centrada em seus aspectos principais: o prólogo, o párodo, o agón, a parábase, as cenas episódicas, o êxodo; e os secundários: o educacional, o político, o jurídico e o cultural. A crítica de Aristófanes veio em um momento em que a sociedade ateniense vivia o esplendor da democracia, resultante das reformas sócio-político-econômicas de Drácon, Sólon, Clístenes e Péricles. No pólo contrário da democracia ateniense, o político e demagogo Cleão vive, na caricatura cômica, como um tirano ou um agente divino rei da Grécia pré-clássica, que era o senhor absoluto na sociedade. Aristófanes abrange todos esses aspectos da vida ateniense em duas partes básicas da comédia As Vespas: a primeira, que vai do verso 1 ao verso 1010, diz respeito à conduta maníaca de Filocleão (‘O que ama Cleão’) pelos tribunais, e a tentativa de seu filho, Bdelicleão (‘O que detesta Cleão’), de reeducá-lo; e o segundo, passando do verso 1010 ao verso 1535, diz respeito à reinserção social de Filocleão na vida ateniense. Ambas as partes da comédia são voltadas, portanto, não só para criticar a conduta pessoal e funcional de Filocleão, mas para convidar a sociedade ateniense que salvaguarde as instituições ou as funções do poder democrático: a Assembleia do Povo, o Conselho dos Quinhentos e os Tribunais.
Abstract: This research of Master in Comparative Literature has for theme The portrait of judiciary institutions Athenian in comedy The Wasps, of Aristophanes. The approach of corruption in the judiciary institutions of the fifth century a. C., in The Wasps, highlight the artistic and political concerns of Aristophanes by preserving the values and integrity of democratic institutions of Athens. From the observation that proceeded Aristophanes in defense of the polis, the goal of this research is to analyze of the comedy The Wasps, centered on its principal: the prologue, the parodo, the agon, the parabasis, episodic scenes, the exodus and secondaries aspects: the educational, the political, the legal and the cultural. Aristophanes criticism came at a time when the Athenian society lived the splendor of democracy, reforms resulting from socio-political-economic Dracon, Solon, Cleisthenes and Pericles. In contrary pole of Athenian democracy, the politician and demagogue Cleon live, in the caricature comic, like a tyrant or an agent of divine king pre-classical Greece, which was the absolute master in society. Aristophanes covers all these aspects of Athenian life in two basic parts comedy: the first, going from verse 1 to verse 1010, relates to the conduct of manic of Filocleon (‘Which loves Cleon’) by courts, and the attempt of his son, Bdelicleon (‘Which hates Cleon’), to reeducating him; and the second, going from verse 1010 to verse 1535, concerned the social reintegration of Filocleão in Athenian life. Both parties of comedy are devoted, therefore, not only to criticize the conduct personal and functional of Filocleon, but invite the Athenian society to preserve its institutions or the functions of democratic power: the People's Assembly, the Council of Five Hundred and the Courts.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8122
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