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Tipo: Dissertação
Título: Clarice Lispector e Katherine Mansfield: relações de poder no universo infantil
Título em inglês: Clarice Lispector and Katherine Mansfield: power relations in childhood universe
Autor(es): Carneiro, Sarah Maria Borges
Orientador: Coutinho, Fernanda Maria Abreu
Palavras-chave: Childhood;Strategies;Lispector,Clarice,1925-1977 - Crítica e interpretação;Mansfield,Katherine,1888-1923 - Crítica e interpretação;Lispector,Clarice,1925-1977 – Personagens - Crianças;Mansfield,Katherine,1888-1923 – Personagens - Crianças
Data do documento: 2013
Instituição/Editor/Publicador: www.teses.ufc.br
Citação: CARNEIRO, Sarah Maria Borges. Clarice Lispector e Katherine Mansfield: relações de poder no universo infantil. 2013. 123f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Letras, Fortaleza (CE), 2013.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo examinar comparativamente os contos “Felicidade Clandestina”, “Preciosidade” e “Os desastres de Sofia”, de Clarice Lispector, e “A casa de bonecas”, “A pequena governanta” e “Aula de canto”, de Katherine Mansfield. O problema se coloca no que diz respeito às estratégias desenvolvidas pelas crianças e adultos para circular entre as relações de poder que se desenvolvem associadas à infância. Mesmo ocupando espaços históricos e culturais diferentes, as escritoras se assemelham por destacarem a presença de personagens crianças em suas narrativas. Partindo da hipótese de que as tensões que ligam a ideia de poder e infância são instáveis, buscaremos verificar como as personagens dos contos selecionados circulam no universo da infância, rompendo com o paradigma da vitimização da criança.
Abstract: The present paper aims to exam comparatively the short stories “Felicidade Clandestina”, “Preciosidade” and “Os desastres de Sofia”, from Clarice Lispector, and “A casa de bonecas”, “A pequena governanta” and “Aula de canto”, from Katherine Mansfield. The problem is concerned with the strategies developed by children and adults to move around the relations of power that are developed associated with childhood. Even though they belong to different historical and cultural contexts, the writers are similar because they point out the presence of children characters in their narratives. Working with the hypothesis that the tensions that connect the Idea of power and childhood and unstable, we intend to verify how the characters of the selected short stories move around the childhood universe, breaking up with the paradigm of child’s victimization.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8116
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