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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/8096
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Siqueira, Ana Marcia Alves | - |
dc.contributor.author | Nascimento, Marília Angélica Braga do | - |
dc.date.accessioned | 2014-05-19T17:19:29Z | - |
dc.date.available | 2014-05-19T17:19:29Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Marília Angélica Braga do. O Cabeleira e o Malhadinhas: a ambiguidade do herói na articulação entre regionalismo e medievalismo. 2012. 139f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Letras, Fortaleza (CE), 2012. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8096 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | www.teses.ufc.br | pt_BR |
dc.subject | Good and Evil | pt_BR |
dc.subject | Hero | pt_BR |
dc.subject | Távora, Franklin, 1842-1888.O Cabeleira - Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject | Ribeiro,Aquilino,1885-1963.O Malhadinhas - Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject | Heróis na literatura | pt_BR |
dc.subject | Bem e mal na literatura | pt_BR |
dc.title | O Cabeleira e o Malhadinhas: a ambiguidade do herói na articulação entre regionalismo e medievalismo | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho realiza um estudo comparativo com as narrativas O Cabeleira, do escritor brasileiro Franklin Távora, e O Malhadinhas, do português Aquilino Ribeiro, visando, principalmente, à compreensão do modo como se manifesta a figura do herói em ambas as obras. Traça um paralelo entre ambos os protagonistas, observando analogias e contrastes em sua construção e as relações com o contexto sociocultural e a tradição popular. Para tanto, considera os seguintes aspectos: a proposta literária dos dois autores; a presença de substratos medievais na construção dos heróis em análise, denunciando, em ambas as narrativas, a herança de uma tradição popular que dá ênfase a atitudes de coragem, destemor, valentia; a presença da ambiguidade ou ambivalência nos dois protagonistas. Torna-se evidente em Cabeleira a tese rousseauniana do homem naturalmente bom corrompido pelo meio, mas que pode recuperar os bons sentimentos perdidos através do amor e da religião. Malhadinhas, por sua vez, mostra-se um sujeito briguento e astucioso, valendo-se de mentiras e enganos para escapar de situações embaraçosas ou perigosas, mas, ao final, dá sinal de mudanças, passando mesmo a adotar um comportamento religioso, frequentando a Igreja e atribuindo à sociedade a culpa de seus erros. Podemos observar que, apesar de guardarem semelhanças em relação a alguns aspectos, os heróis diferenciam-se em outros. Dessa forma, o estudo, dividido em três capítulos, primeiramente introduz considerações acerca da atuação dos escritores, da recepção crítica de suas obras, de suas respectivas propostas literárias, focalizando o regionalismo. O capítulo seguinte verifica a herança medieval perceptível nas personagens em estudo e, por fim, o último examina a questão da ambivalência, observando o problema do embate entre bem e mal apresentado pelos protagonistas. O trabalho visa, assim, a uma melhor compreensão das ideias e da produção dos autores e da sua importância no quadro cultural e literário em que atuaram. | pt_BR |
dc.title.en | O Cabeleira and o Malhadinhas: the ambiguity of the hero in the articulation between regionalism and medievalism | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGLE- Dissertações defendidas na UFC |
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