Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/8096
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSiqueira, Ana Marcia Alves-
dc.contributor.authorNascimento, Marília Angélica Braga do-
dc.date.accessioned2014-05-19T17:19:29Z-
dc.date.available2014-05-19T17:19:29Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Marília Angélica Braga do. O Cabeleira e o Malhadinhas: a ambiguidade do herói na articulação entre regionalismo e medievalismo. 2012. 139f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Letras, Fortaleza (CE), 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8096-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectGood and Evilpt_BR
dc.subjectHeropt_BR
dc.subjectTávora, Franklin, 1842-1888.O Cabeleira - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectRibeiro,Aquilino,1885-1963.O Malhadinhas - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectHeróis na literaturapt_BR
dc.subjectBem e mal na literaturapt_BR
dc.titleO Cabeleira e o Malhadinhas: a ambiguidade do herói na articulação entre regionalismo e medievalismopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho realiza um estudo comparativo com as narrativas O Cabeleira, do escritor brasileiro Franklin Távora, e O Malhadinhas, do português Aquilino Ribeiro, visando, principalmente, à compreensão do modo como se manifesta a figura do herói em ambas as obras. Traça um paralelo entre ambos os protagonistas, observando analogias e contrastes em sua construção e as relações com o contexto sociocultural e a tradição popular. Para tanto, considera os seguintes aspectos: a proposta literária dos dois autores; a presença de substratos medievais na construção dos heróis em análise, denunciando, em ambas as narrativas, a herança de uma tradição popular que dá ênfase a atitudes de coragem, destemor, valentia; a presença da ambiguidade ou ambivalência nos dois protagonistas. Torna-se evidente em Cabeleira a tese rousseauniana do homem naturalmente bom corrompido pelo meio, mas que pode recuperar os bons sentimentos perdidos através do amor e da religião. Malhadinhas, por sua vez, mostra-se um sujeito briguento e astucioso, valendo-se de mentiras e enganos para escapar de situações embaraçosas ou perigosas, mas, ao final, dá sinal de mudanças, passando mesmo a adotar um comportamento religioso, frequentando a Igreja e atribuindo à sociedade a culpa de seus erros. Podemos observar que, apesar de guardarem semelhanças em relação a alguns aspectos, os heróis diferenciam-se em outros. Dessa forma, o estudo, dividido em três capítulos, primeiramente introduz considerações acerca da atuação dos escritores, da recepção crítica de suas obras, de suas respectivas propostas literárias, focalizando o regionalismo. O capítulo seguinte verifica a herança medieval perceptível nas personagens em estudo e, por fim, o último examina a questão da ambivalência, observando o problema do embate entre bem e mal apresentado pelos protagonistas. O trabalho visa, assim, a uma melhor compreensão das ideias e da produção dos autores e da sua importância no quadro cultural e literário em que atuaram.pt_BR
dc.title.enO Cabeleira and o Malhadinhas: the ambiguity of the hero in the articulation between regionalism and medievalismpt_BR
Aparece nas coleções:PPGLE- Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_dis_mabnascimento.pdf766,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.