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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80493
Tipo: | Tese |
Título: | Prevalência e fatores associados ao Burnout parental em cuidadores de crianças com transtorno do espectro autista |
Autor(es): | Brito, Francilene de Sousa Vieira |
Orientador: | Leite, Álvaro Jorge Madeiro |
Palavras-chave em português: | Transtorno Autístico;Esgotamento Psicológico;Sobrecarga do cuidador |
Palavras-chave em inglês: | Autistic Disorder;Burnout, Psychological;Caregiver Burden |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA |
Data do documento: | 2025 |
Citação: | BRITO, Francilene de Sousa Vieira. Prevalência e fatores associados ao Burnout parental em cuidadores de crianças com transtorno do espectro autista. 2025. 172 f. Tese (Doutorado em Saúde Pública) – Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, 2025. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/80493. Acesso em: 15 abril 2025. |
Resumo: | O diagnóstico de uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) demanda dos aos cuidadores uma modificação nos hábitos de vida, podendo gerar a sobrecarga, elevando o nível de estresse e o surgimento do burnout parental. Diante disso, objetivou-se: a) analisar a prevalência e os fatores associados ao burnout parental de cuidadores de crianças portadoras de Transtorno do Espectro Autista (TEA) em um serviço especializado de referência; b) compreender as percepções e as vivências dos cuidadores das crianças diagnosticadas como portadoras de TEA. Trata-se de uma pesquisa exploratória, transversal, com abordagem quali quantitativa, de métodos mistos. A amostra foi constituída por pais responsáveis pelos cuidados das crianças com TEA em acompanhamento na unidade do Instituto da Primeira Infância, Fortaleza, Ceará, Brasil. Para a coleta de dados quantitativos utilizou-se os instrumentos: Escala de Apoio Social (MOS-SSS); Inventário de Sintomas de Estresse em Adultos de Lipp (ISSL) ou de estresse parental; Instrumento Parental Burnout Assessment (PBA). A coleta de dados qualitativos foi realizada por meio de uma entrevista semiestruturada. Os dados quantitativos foram tabulados no Microsoft Excell e o conjunto de dados final convertido para uso com software estatístico Stata 7, para análises estatísticas descritivas e inferenciais. Para os dados qualitativos utilizou-se a análise temática de conteúdo. O projeto de pesquisa foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Ceará, sendo aprovado através do parecer N. 6.185.028. Fizeram parte da pesquisa 182 cuidadores de crianças com TEA; a maior proporção (87,4%) era do sexo feminino com a prevalência de burnout parental estimada em 3,3%, e 11% apresentaram risco moderado. Burnout parental foi mais prevalente em cuidadores do sexo feminino. Dentre os fatores de risco identificados: sexo feminino; classe social D; estresse parental; baixo suporte social. O estudo qualitativo resultou na identificação de oito categorias temáticas: identificação dos primeiros sintomas do autismo pelos pais; dificuldades dos pais na busca pelo diagnóstico; percepções e sentimentos dos pais frente ao diagnóstico de TEA; desafios e impactos na dinâmica familiar da criança com TEA; situações desafiadoras na convivência com a criança com TEA; preocupações e medos dos cuidadores da criança TEA; expectativas presentes e futuras dos cuidadores; percepção acerca do conceito sobre o TEA. Este estudo salienta a importância de abordagens multidimensionais que não só atendam às necessidades específicas da criança com TEA como também promovam o bem-estar integral dos pais cuidadores. Os resultados destacam que o burnout parental é influenciado por fatores sociodemográficos, estresse parental e níveis de suporte social. Intervenções devem focar em: aumentar o suporte social, especialmente afetivo e intersocial, monitorar e intervir precocemente em sintomas de resistência e exaustão, oferecer atenção especial a cuidadores do sexo feminino e em faixas de renda intermediária, que apresentam maior vulnerabilidade. Palavras-chave: autismo; burnout; sobrecarga do cuidador. |
Abstract: | The diagnosis of a child with Autism Spectrum Disorder (ASD) requires caregivers to change their lifestyle habits, which can lead to overload, increased stress levels and the emergence of parental burnout. Therefore, the objective of this study was to: a) analyze the prevalence and factors associated with parental burnout among caregivers of children with Autism Spectrum Disorder (ASD) in a specialized reference service; b) understand the perceptions and experiences of caregivers of children diagnosed with ASD. This is an exploratory, cross sectional study with a qualitative and quantitative approach and mixed methods. The sample consisted of parents responsible for the care of children with ASD being monitored at the Instituto da Primeira Infância unit, Fortaleza, Ceará, Brazil. The following instruments were used to collect quantitative data: Social Support Scale (MOS-SSS); Lipp's Inventory of Symptoms of Stress in Adults (ISSL) or parental stress; Parental Burnout Assessment (PBA) Instrument. Qualitative data collection was performed through semi-structured interviews. Quantitative data were tabulated in Microsoft Excel and the final data set converted for use with Stata 7 statistical software for descriptive and inferential statistical analyses. Thematic content analysis was used to analyze qualitative data. The research project was submitted to the Research Ethics Committee of the Federal University of Ceará and approved under opinion No. 6,185,028. A total of 182 caregivers of children with ASD participated in the study; the largest proportion (87.4%) were female, with an estimated prevalence of parental burnout of 3.3%; 11% presented moderate risk. Parental burnout was more prevalent in female caregivers. Among the risk factors identified were the following: female gender; social class D; parental stress; low social support. The qualitative study resulted in the identification of eight thematic categories: identification of the first symptoms of autism by parents; difficulties in parents' search for a diagnosis; parents' perceptions and feelings regarding the diagnosis of autism; challenges and impacts on the family dynamics of the child with autism; challenging situations in living with the autistic child; concerns and fears of caregivers of the autistic child; present and future expectations of caregivers; perception about the concept of autism spectrum disorder. This study highlights the importance of multidimensional approaches that not only meet the specific needs of the child with ASD but also promote the integral well-being of caregivers. The results highlight that parental burnout is influenced by sociodemographic factors, parental stress and levels of social support. Interventions should focus on: increasing social support, especially affective and intersocial, monitoring and intervening early in symptoms of resistance and exhaustion, offering special attention to female caregivers and those in middle-income groups, who are more vulnerable. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80493 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/6183220503913193 |
ORCID do Orientador: | https://orcid.org/0000-0002-8691-5986 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/9449592310914729 |
Tipo de Acesso: | Acesso Embargado |
Aparece nas coleções: | PPGSP - Dissertações defendidas na UFC |
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