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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80489| Tipo: | TCC |
| Título: | Prevalência de disfunção temporomandibular e sua associação com ansiedade e depressão em estudantes universitários no Nordeste do Brasil: um estudo transversal |
| Autor(es): | Diniz, Maryane Breckenfeld Silva |
| Orientador: | Chaves, Hellíada Vasconcelos |
| Coorientador: | Lima Júnior, Ivo Aurélio |
| Palavras-chave em português: | Síndrome da Disfunção da Articulação Temporomandibular;Ansiedade;Depressão;Estudantes |
| Palavras-chave em inglês: | Temporomandibular Joint Dysfunction Syndrome;Anxiety;Depression;Students |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA::ODONTOLOGIA SOCIAL E PREVENTIVA |
| Data do documento: | 2025 |
| Citação: | DINIZ, Maryane Breckenfeld Silva. Prevalência de disfunção temporomandibular e sua associação com ansiedade e depressão em estudantes universitários no Nordeste do Brasil: um estudo transversal. 2025. 54 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Campus de Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2025. |
| Resumo: | A Disfunção Temporomandibular (DTM) é um termo que abrange condições musculoesqueléticas e neuromusculares que afetam os músculos mastigatórios e/ou estruturas associadas, sendo classificada como articular e muscular. Essa disfunção está associada à redução da qualidade de vida, interferindo na capacidade laboral, concentração e nas atividades cotidianas, podendo gerar sofrimento psicológico. Há evidências da relação bidirecional entre DTM, ansiedade e depressão. Em estudantes de Odontologia, estudos indicam maior exposição ao estresse, ansiedade, depressão e distúrbios do sono, além de elevada prevalência de DTM. Este estudo teve como objetivo analisar a relação entre DTM, ansiedade e depressão em estudantes do Curso de Odontologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) – campus Sobral. A pesquisa foi quantitativa, transversal, descritiva e do tipo censo, envolvendo 159 estudantes, correspondendo a 85% dos matriculados regularmente. Utilizaram-se os questionários Sociodemográfico, Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão (HADS) e Índice Anamnésico de Fonseca, este último para avaliação da DTM. A análise dos dados foi realizada por meio do teste exato de software estatístico Jamovi (versão 2.3.28) e dos testes do qui-quadrado e teste exato de Fisher (p< 0,05). Os resultados mostraram que 48,4% dos estudantes apresentaram DTM leve, 20,7% DTM moderada, 3,77% DTM severa, e 27% não tinham DTM. Quanto à ansiedade, 43,4% apresentaram possível ansiedade, 28,9% provável, e 27,7% não apresentaram. Houve associação significativa entre DTM e ansiedade, sexo, média de horas de sono e autopercepção de saúde mental, porém não foi observada associação entre DTM e depressão. Indivíduos com ansiedade têm 4,91 vezes mais chances de apresentar DTM quando comparados com aqueles sem ansiedade, e indivíduos com depressão têm 2,33 vezes mais chances de apresentar DTM quando comparados com aqueles sem depressão. Reforça-se a importância de estratégias de cuidado com a saúde mental dos universitários. |
| Abstract: | The term Temporomandibular Disorder (TMD) encompasses musculoskeletal and neuromuscular conditions that affect the masticatory muscles and/or associated structures, being classified as articular or muscular. This disorder is associated with a reduced quality of life, interfering with work capacity, concentration, and daily activities, potentially causing psychological distress. There is evidence of a bidirectional relationship between TMD, anxiety, and depression. Among dental students, studies indicate greater exposure to stress, anxiety, depression, and sleep disorders, in addition to a high prevalence of TMD. This study aimed to analyze the relationship between TMD, anxiety, and depression among students from the Dentistry Program at the Federal University of Ceará (UFC) – Sobral campus. The research was quantitative, cross-sectional, descriptive, and census-based, involving 159 students, corresponding to 85% of the regularly enrolled students. Sociodemographic, Hospital Anxiety and Depression Scale (HADS), and Fonseca Anamnestic Index questionnaires were applied, the latter to assess TMD. Data analysis was performed using the statistical software Jamovi (version 2.3.28), employing the chi-square test and Fisher’s exact test (p < 0.05). The results showed that 48.4% of students had mild TMD, 20.7% moderate TMD, 3.77% severe TMD, and 27% had no TMD. Regarding anxiety, 43.4% showed possible anxiety, 28.9% probable anxiety, and 27.7% had no anxiety. A significant association was found between TMD and anxiety, sex, average sleep hours, and self-perceived mental health, however there was no association between TMD and depression. Individuals with anxiety were 4.91 times more likely to present TMD compared to those without anxiety, and individuals with depression were 2.33 times more likely to present TMD compared to those without depression. The importance of implementing mental health care strategies for university students is emphasized. |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80489 |
| Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/2340385664860429 |
| ORCID do Orientador: | https://orcid.org/0000-0002-7718-9900 |
| Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/4727435604122670 |
| ORCID do Coorientador: | https://orcid.org/0000-0002-4104-0565 |
| Currículo Lattes do Coorientador: | http://lattes.cnpq.br/4727435604122670 |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | ODONTOLOGIA - SOBRAL - Monografias |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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