Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80448
Tipo: TCC
Título: Mentoria acadêmica como aliada à integração de alunas de Computação no ambiente acadêmico
Autor(es): Teles, Marina Azevedo Ximenes
Orientador: Marques, Anna Beatriz dos Santos
Palavras-chave em português: mentoria acadêmica;engajamento estudantil;permanência universitária;inclusão;mulheres na computação
Palavras-chave em inglês: academic mentoring;inclusion;women in computing university retention student engagement;university retention;student engagement
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Data do documento: 2025
Citação: TELES, Marina Azevedo Ximenes. Mentoria acadêmica como aliada à integração de alunas de Computação no ambiente acadêmico. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Campus de Russas, Universidade Federal do Ceará, Russas, 2025.
Resumo: Com a crescente evasão no número de mulheres nos primeiros semestres da graduação dos cursos de Computação, são necessárias ações que busquem mudar esse cenário. Assim, a realização de ações que visam à permanência de mulheres na Computação é de suma importância. Uma ação de mentoria acadêmica é proposta para engajar, apoiar e acolher alunas dos semestres iniciais de cursos de Engenharia de Software e Ciência da Computação de uma universidade. Esta pesquisa visa coletar e analisar o relato de treze alunas ingressantes que participaram da mentoria acadêmica, permitindo assim analisar a contribuição da mentoria na permanência das alunas, assim como coletar feedbacks dessa contribuição. Partindo disso, ações futuras foram sugeridas, assim como a permanência de ações já realizadas.
Abstract: With the increasing dropout rate of women in the early semesters of undergraduate Computer Science programs, actions to change this scenario are necessary. Therefore, the implementation of initiatives targeting the retention of women in Computer Science is of paramount importance. An academic mentoring program is proposed to engage, support, and welcome female students in a university’s early semesters of Software Engineering and Computer Science courses. This research aims to gather and analyze the accounts of thirteen incoming female students who participated in the academic mentoring program, thereby examining the mentoring’s contribution to their retention and collecting feedback. Based on this, future actions and the continuation of previously implemented initiatives have been suggested.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80448
ORCID do(s) Autor(es): https://orcid.org/0009-0008-5847-3771
Currículo Lattes do(s) Autor(es): https://lattes.cnpq.br/3367876577142718
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - RUSSAS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025_tcc_maxteles.pdf288,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.