Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80448| Tipo: | TCC |
| Título: | Mentoria acadêmica como aliada à integração de alunas de Computação no ambiente acadêmico |
| Autor(es): | Teles, Marina Azevedo Ximenes |
| Orientador: | Marques, Anna Beatriz dos Santos |
| Palavras-chave em português: | mentoria acadêmica;engajamento estudantil;permanência universitária;inclusão;mulheres na computação |
| Palavras-chave em inglês: | academic mentoring;inclusion;women in computing university retention student engagement;university retention;student engagement |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
| Data do documento: | 2025 |
| Citação: | TELES, Marina Azevedo Ximenes. Mentoria acadêmica como aliada à integração de alunas de Computação no ambiente acadêmico. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Campus de Russas, Universidade Federal do Ceará, Russas, 2025. |
| Resumo: | Com a crescente evasão no número de mulheres nos primeiros semestres da graduação dos cursos de Computação, são necessárias ações que busquem mudar esse cenário. Assim, a realização de ações que visam à permanência de mulheres na Computação é de suma importância. Uma ação de mentoria acadêmica é proposta para engajar, apoiar e acolher alunas dos semestres iniciais de cursos de Engenharia de Software e Ciência da Computação de uma universidade. Esta pesquisa visa coletar e analisar o relato de treze alunas ingressantes que participaram da mentoria acadêmica, permitindo assim analisar a contribuição da mentoria na permanência das alunas, assim como coletar feedbacks dessa contribuição. Partindo disso, ações futuras foram sugeridas, assim como a permanência de ações já realizadas. |
| Abstract: | With the increasing dropout rate of women in the early semesters of undergraduate Computer Science programs, actions to change this scenario are necessary. Therefore, the implementation of initiatives targeting the retention of women in Computer Science is of paramount importance. An academic mentoring program is proposed to engage, support, and welcome female students in a university’s early semesters of Software Engineering and Computer Science courses. This research aims to gather and analyze the accounts of thirteen incoming female students who participated in the academic mentoring program, thereby examining the mentoring’s contribution to their retention and collecting feedback. Based on this, future actions and the continuation of previously implemented initiatives have been suggested. |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80448 |
| ORCID do(s) Autor(es): | https://orcid.org/0009-0008-5847-3771 |
| Currículo Lattes do(s) Autor(es): | https://lattes.cnpq.br/3367876577142718 |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - RUSSAS - Monografias |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2025_tcc_maxteles.pdf | 288,86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.