Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80441
Tipo: | Dissertação |
Título: | Meta-heurística de busca de vizinhança para o problema de veículos no transporte escolar com frota homogênea |
Título em inglês: | Neighborhood search metaheuristic for the school transport vehicle problem with a homogeneous fleet |
Autor(es): | Nascimento Neto, Francisco Victor do |
Orientador: | Prata, Bruno de Athayde |
Palavras-chave em português: | Roteamento de veículos;Transporte escolar;Heurísticas;GRASP;Meta- heurísticas;Busca local iterada |
Palavras-chave em inglês: | Vehicle routing;School transportation;Heuristics;GRASP;Metaheuristics;Iterated local search |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICA::PROBABILIDADE E ESTATISTICA APLICADAS |
Data do documento: | Mar-2025 |
Citação: | NASCIMENTO NETO, Francisco Victor do. Meta-Heurística de busca de vizinhança para o problema de veículos no transporte escolar com frota homogênea. 2025. 69 f. Dissertação (Mestrado em Modelagem e Métodos Quantitativos) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, 2025. |
Resumo: | O problema de roteamento de veículos no transporte escolar é um problema de otimização combinatória relevante, envolvendo custos operacionais e qualidade do serviço. Este trabalho propõe uma meta-heurística híbrida GRASP-ILS, aplicada a um estudo de caso em uma escola de Fortaleza, com dados reais de localização de alunos e paradas de ônibus. Duas formulações matemáticas foram propostas, considerando restrições de capacidade dos veículos e distância máxima de caminhada. Para a geração da solução inicial utilizada na meta-heurística, foi empregada uma heurística construtiva baseada na fase de construção da meta-heurística GRASP. As abordagens foram testadas em 51 instâncias da literatura, bem como em instâncias reais provenientes de uma pesquisa realizada em uma escola da rede municipal, na qual 118 alunos utilizam o transporte no período da manhã e 85 no período da tarde. Os resultados demonstram que a meta-heurística proposta superou o algoritmo de busca em vizinhança variável, alcançando reduções de até 35% no custo total em alguns casos, respeitando todas as restrições. Este estudo evidencia o potencial das técnicas avançadas de otimização para tornar o transporte escolar mais eficiente e acessível. |
Abstract: | The School bus routing problem is a relevant combinatorial optimization problem, involving operational costs and service quality. This work proposes a hybrid GRASP-ILS metaheuristic, applied to a case study in a school in Fortaleza, using real data on student locations and bus stops. Two mathematical formulations were proposed, considering vehicle capacity constraints and maximum walking distance: one based on a Mixed-Integer Linear Programming and the other on the p-center problem. To generate the initial solution used in the metaheuristic, a constructive Greedy Randomized Adaptive Search Procedure heuristic was employed. The approaches were tested on 51 instances from the literature, as well as on real instances from a study conducted in a municipal school, where 118 students use school transportation in the morning and 85 in the afternoon. The results show that the proposed metaheuristic outperformed the variable neighborhood search algorithm, achieving cost reductions of up to 35% in some cases while respecting all constraints. This study highlights the potential of advanced optimization techniques to make school transportation more efficient and accessible. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80441 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/4309503314139474 |
ORCID do Orientador: | https://orcid.org/0000-0002-3920-089X |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/9957040164697410 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | DEMA - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2025_dis_fvdnnascimentoneto.pdf.pdf | Dissertação Versão Final | 3,19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.