Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80403| Type: | TCC |
| Title: | A biblioteca escolar como espaço de aprendizado, cultura e inclusão social: uma pesquisa-ação sobre a biblioteca do Colégio Lourenço Filho |
| Authors: | Maia, Elis Cristina Nogueira |
| Advisor: | Nunes, Jefferson Veras |
| Keywords in Brazilian Portuguese : | Biblioteca escolar;Engajamento estudantil;Conscientização social |
| Keywords in English : | School library;Student engagement;Social awareness |
| Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA |
| Issue Date: | 2025 |
| Citation: | MAIA, Elis Cristina Nogueira. A biblioteca escolar como espaço de aprendizado, cultura e inclusão social: uma pesquisa-ação sobre a biblioteca do Colégio Lourenço Filho. 2025. 41 f. Monografia (Graduação em Biblioteconomia) - Curso de Graduação em Biblioteconomia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. |
| Abstract in Brazilian Portuguese: | Esta pesquisa teve como objetivo transformar a biblioteca escolar do Colégio Lourenço Filho em um ambiente dinâmico de aprendizado, cultura e inclusão social, utilizando campanhas temáticas para estimular o engajamento dos alunos. Para isso, adotou-se a pesquisa-ação, uma abordagem participativa que promove a interação entre teoria e prática. Entre abril e junho de 2024, foram desenvolvidas atividades voltadas para a proteção animal, a valorização da literatura brasileira e regional, e o combate ao abuso sexual infantil. A coleta de dados ocorreu por meio de observação participante e entrevista com a bibliotecária, permitindo uma análise qualitativa do impacto das ações. Os resultados demonstraram um aumento na frequência dos alunos à biblioteca, maior interesse pela leitura e reflexões críticas sobre os temas abordados. A integração entre atividades lúdicas e conteúdos educativos mostrou-se eficaz na construção de um ambiente mais interativo e inclusivo. Conclui-se que estratégias inovadoras aplicadas ao espaço bibliotecário ampliam seu papel na formação social e cultural dos estudantes, consolidando a biblioteca escolar como um ambiente de aprendizado multidimensional. |
| Abstract: | This research aimed to transform the school library of Colégio Lourenço Filho into a dynamic space for learning, culture, and social inclusion by using thematic campaigns to engage students. For this purpose, action research was adopted, characterized by its participatory approach, which integrates theory and practice. Between April and June 2024, activities focused on animal protection, the appreciation of Brazilian and regional literature, and the prevention of child sexual abuse were developed. Data collection was conducted through participant observation and an interview with the librarian, enabling a qualitative analysis of the impact of the actions. The results indicated an increase in student attendance at the library, greater interest in reading, and critical reflections on the addressed themes. Furthermore, the integration of playful activities and educational content proved effective in creating a more interactive and inclusive environment. It is concluded that innovative strategies applied to the library space enhance its role in students' social and cultural development, consolidating the school library as a multidimensional learning environment. |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80403 |
| Advisor's ORCID: | https://orcid.org/0000-0003-4684-0489 |
| Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/0644851336615059 |
| Access Rights: | Acesso Aberto |
| Appears in Collections: | BIBLIOTECONOMIA - Monografias |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 2025_tcc_ecnmaia.pdf | 461,85 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.