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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80351Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Lima, Francisco Rafael Marques | - |
| dc.contributor.author | Sousa, Francisco Jefferson Marques de | - |
| dc.date.accessioned | 2025-04-08T18:13:04Z | - |
| dc.date.available | 2025-04-08T18:13:04Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | SOUSA, Francisco Jefferson Marques de. Análise comparativa entre os protocolos MPLS e Segment Routing: aplicações de engenharia de tráfego em núcleos de redes de telecomunicações. 2025. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) – Campus de Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80351 | - |
| dc.description.abstract | This work aims to develop a study on methods and applications of Traffic Engineering, using the Multiprotocol Label Switching (MPLS) and Segment Routing (SR) protocols. To this end, three case studies are addressed, with architectures as similar as possible, aiming to demonstrate the main characteristics of these protocols, as well as to discuss their differences in order to propose the best solution for communication network scenarios. In this context, virtualization tools were employed to build the network architectures, implementing services commonly offered by the industry. Thus, implementations of data traffic manipulation using the MPLS protocol are presented, which relies on two auxiliary protocols: the Label Distribution Protocol (LDP) and the Resource Reservation Protocol (RSVP). Furthermore, it is necessary to define explicit paths within the topology, making it evident that MPLS is a technology that requires high signaling data rates and has a complex implementation for large-scale networks. Therefore, it is shown that SR is a more suitable technology for label-switching-based networks, as it is a protocol enabled through extensions of the existing routing protocol, which results in a lower amount of signaling data. Additionally, SR offers greater scalability by enabling policy-based traffic redirection. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | Análise comparativa entre os protocolos MPLS e Segment Routing: aplicações de engenharia de tráfego em núcleos de redes de telecomunicações | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.co-advisor | Sousa, Diego Aguiar | - |
| dc.description.abstract-ptbr | O presente trabalho tem como objetivo desenvolver um estudo acerca de métodos e aplicações de Engenharia de Tráfego, fazendo uso dos protocolos Comutação de Rótulos Multiprotocolo, ou do inglês, Multiprotocol Label Switching (MPLS) e Roteamento por Segmentos, ou do inglês, Segment Routing (SR). Para tanto, são abordados três estudos de caso, cujas arquiteturas são as mais próximas possíveis, em que buscam demonstrar as principais características dos referidos protocolos, bem como discutir suas diferenças, com a finalidade de propor a melhor solução para cenários de redes de comunicação. Neste aspecto, apropriou-se de ferramentas de virtualização, com o fito de construir a arquitetura das redes de comunicação, implementando serviços comumente ofertados pela indústria. Assim, são demonstradas implementações de manipulação de tráfego de dados com o protocolo MPLS, que depende de outros dois protocolos auxiliares: o Protocolo de Distribuição de Rótulos, ou do inglês, Label Distribution Protocol (LDP) e o Protocolo de Reserva de Recursos, ou do inglês, Resource Reservation Protocol (RSVP). Além disso, é necessário conceber caminhos explícitos pela topologia, de modo a ser possível perceber que o MPLS se trata de uma tecnologia que demanda altas taxas de dados de sinalização e possui implementação complexa para redes de larga escala. Desta forma, é exposto que o SR consiste em uma tecnologia mais adequada para redes baseadas em comutação de rótulos, visto ser um protocolo que é ativado a partir de extensões do protocolo de roteamento existente, o que implica em uma menor quantidade de dados de sinalização, como também, possui uma maior escalabilidade, uma vez que possibilita um redirecionamento de tráfego baseado em políticas. | pt_BR |
| dc.subject.ptbr | Engenharia de tráfego | pt_BR |
| dc.subject.ptbr | Políticas de redirecionamento | pt_BR |
| dc.subject.ptbr | Caminhos explicitos | pt_BR |
| dc.subject.ptbr | Comutação de rótulos | pt_BR |
| dc.subject.en | Traffic engineering | pt_BR |
| dc.subject.en | Redirection policies | pt_BR |
| dc.subject.en | Explicit paths | pt_BR |
| dc.subject.en | Label switching | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | pt_BR |
| local.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/2960939771825383 | pt_BR |
| local.advisor.orcid | https://orcid.org/0000-0002-4115-1935 | pt_BR |
| local.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/4983411711055340 | pt_BR |
| local.co-advisor.orcid | https://orcid.org/0000-0001-9737-4882 | pt_BR |
| local.co-advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/8142078797807318 | pt_BR |
| local.date.available | 2025-03-23 | - |
| Aparece nas coleções: | ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO-SOBRAL - Monografias | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2025_tcc_fjmsousa.pdf | 12,91 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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