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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80198
Tipo: | Dissertação |
Título: | Análise da usabilidade de site com sequências didáticas para o ensino de grego clássico através de cordéis digitais |
Autor(es): | Brazil, Vicente Thiago Freire |
Orientador: | Andrade, Francisco Ari de |
Palavras-chave em português: | Usabilidade;Cultura clássica;Sequências didáticas;Cordel;Jogos digitais;Jogos eletrônicos |
Palavras-chave em inglês: | Usability;Classical culture;Didactic sequences;Cordel;Digital games |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
Data do documento: | 2025 |
Citação: | BRAZIL, Vicente Thiago Freire. Análise da usabilidade de site com sequências didáticas para o ensino de grego clássico através de cordéis digitais. 2025. 63 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Educacional) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Resumo: | A possibilidade de ensino de uma língua clássica como o grego antigo constitui-se como uma experiência única de popularização da cultura clássica. A gamificação ainda é uma metodologia de baixa utilização para o ensino de letras clássicas no mundo inteiro, no Brasil ainda não há registro de nenhum e-jogos desenvolvidos para este fim educativo que se utilizem de plataformas de fácil acesso e que utilizem o cordel como instrumento de mediação e promoção da aprendizagem. O grande número de especificidades na gramática e na sintaxe grega clássica é um dos maiores desafios para o processo ensino- aprendizado do idioma. Muitas vezes os métodos mnemônicos – muito massantes e um tanto quanto infantilizantes – e o excesso de tabelas desinenciais tornam o aprendizado sacal e o ensino um processo meramente repetitivo. Diante deste riquíssimo contexto, surgem perguntas fundamentais que norteiam a presente pesquisa: como os docentes brasileiros têm articulado a necessidade de problematização da cultura clássica? Existem diferenças no modo como docentes das áreas de Linguagens e suas tecnologias e Ciências Humanas utilizam-se das tecnologias educacionais para abordar a tradição clássica? De que modo as novas tecnologias educacionais têm beneficiado o ensino de cultura clássica de acordo com as experiências já registradas na literatura científica? Diante do presente estado de coisas, o presente trabalho teve como objetivo geral a avaliação da usabilidade de um site desenvolvido para promoção de sequências didáticas que constituíssem uma estratégia pedagógica viável para o letramento em grego clássico, bem como a popularização da cultura clássica em geral. Trata-se de uma pesquisa-ação exploratória e com abordagem qualitativa. Realizou-se a pesquisa entre janeiro de 2024 e fevereiro de 2024, com o propósito de elaborar e avaliar a usabilidade de um recurso educativo e didático que auxilie o ensino de grego a partir de cordéis. Para avaliar a usabilidade da plataforma pedagógica que foi desenvolvida fez-se uso do SUS (System Usability Scale Chegou-se a resultados de altíssima usabilidade, por meio de cálculos utilizando-se o escore SUS, o que habilita o Produto Educacional tanto para ampliação de conteúdo como para seu uso imediato em ambientes educacionais. Numa perspectiva futura as traduções e atividades derivas do uso do Produto Educacional serão divulgadas por meio de um ebook acessível gratuitamente de modo online. |
Abstract: | The possibility of teaching a classical language such as ancient Greek constitutes a unique experience in popularizing classical culture. Gamification is still a low-use methodology for teaching classical letters around the world, in Brazil there is still no record of any e- games developed for this educational purpose that use easily accessible platforms and that use cordel as an instrument mediation and promotion of learning. The large number of specificities in classical Greek grammar and syntax is one of the biggest challenges for the language teaching-learning process. Oftentimes, mnemonic methods – very overwhelming and somewhat infantilizing – and the excess of ending tables make sacal learning and teaching a merely repetitive process. Given this very rich context, fundamental questions arise that guide this research: how have Brazilian teachers articulated the need to problematize classical culture? Are there differences in the way teachers in the areas of Languages and its technologies and Human Sciences use educational technologies to approach the classical tradition? How have new educational technologies benefited the teaching of classical culture according to experiences already recorded in scientific literature? Given the current state of affairs, the general objective of this work was to evaluate the usability of a website developed to promote didactic sequences that constituted a viable pedagogical strategy for literacy in classical Greek, as well as the popularization of classical culture in general. This is an ethnographic, descriptive study with a qualitative approach. The research was carried out between January 2024 and February 2024, with the purpose of developing and evaluating the usability of an educational and teaching resource that helps teaching Greek using strings. To evaluate the usability of the pedagogical platform that was developed, the SUS (System Usability Scale) was used. Very high usability results were achieved, through calculations using the SUS score, which enables the Educational Product both to expand content and for its immediate use in educational environments. In a future perspective, translations and activities derived from the use of the Educational Product will be disseminated through an ebook accessible free of charge online. |
Descrição: | Acompanha produto educacional originado da dissertação. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80198 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/3922153001209706 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/4884549948869079 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGTE - Dissertações defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2024_dis_vtfbrasil.pdf | 1,36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
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