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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80178
Tipo: | Dissertação |
Título: | Desenvolvimento e avaliação de infográfico para pessoa com doença renal crônica em tratamento hemodialítico |
Autor(es): | Araújo, Dariane Veríssimo de |
Orientador: | Caetano, Joselany Áfio |
Palavras-chave em português: | Tecnologia Educacional;Diálise Renal;Mídia Audiovisual;Enfermagem em Nefrologia;Métodos |
Palavras-chave em inglês: | Educational Technology;Renal Dialysis;Video-Audio Media;Nephrology Nursing;Methods |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Data do documento: | 2025 |
Citação: | ARAÚJO, Dariane Veríssimo de. Desenvolvimento e avaliação de infográfico para pessoa com doença renal crônica em tratamento hemodialítico. 2025. 130 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/80178. Acesso em: 26 mar. 2025. |
Resumo: | A Doença Renal Crônica (DRC) é caracterizada pela diminuição do funcionamento dos rins de forma lenta e progressiva, ao atingir o estágio mais avançado da doença, torna-se necessário intervenções de modo artificiais, como a hemodiálise (HD). Dessa forma, o paciente necessita ser protagonista do seu autocuidado, por meio da obtenção de orientações sobre cuidados diários em tratamento da hemodiálise. A tecnologia educacional é uma estratégia que visa colaborar para momentos de educação em saúde, realizados por enfermeiros a pessoa com DRC em HD sobre autocuidado. Nesse sentido, o estudo justifica-se pela escassez de tecnologias educacionais para esse público-alvo, que retrate não apenas de temas isolados, mas atenda as múltiplas e complexas necessidades das pessoas com DRC em HD. O estudo tem como objetivo construir infográfico animado para orientação sobre autocuidado para a pessoas com doença renal crônica em tratamento hemodialítico. A revisão de literatura contempla três tópico, sendo eles, a doença renal crônica em números e hemodiálise como tratamento; Tecnologias educacionais para pessoas em tratamento hemodialítico: scoping review; Mobilidade acadêmica – Perspectiva de adaptação transcultural do infográfico. Trata-se de estudo metodológico. A construção do infográfico animado foi baseado no referencial teórico Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia e referencial metodológico do design instrucional, baseado no modelo de ADDIE, realizado em cinco etapas: Análise, por meio da revisão da literatura; Design, com a construção do roteiro para o desenvolvimento do infográfico; Desenvolvimento, momento realizado em conjunto com o design gráfico para produção do constructo e aprovação de telas; as etapas de Implementação, com especialistas para avaliação do conteúdo e aparência com o público-alvo, por meio dos Instrumentos de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde e Validação de Aparência de Tecnologias Educacionais em Saúde, respectivamente; por último a Avaliação, por meio do Índice de Validade de Conteúdo (IVC). Esse estudo teve aprovação do comitê de ética, uma vez que, envolva pesquisa com seres humanos, o número de CAAE: 82777424.8.0000.5054, e com Número do Parecer: 7.273.336. O infográfico foi construído com 11 minutos e 49 segundos, com abordagem aos temas: compromisso com o tratamento, alimentação, controle de líquido e peso, dicas para o consumo de líquidos, acessos para hemodiálise, medicações e acompanhamento multiprofissional. O áudio foi gravado pela pesquisadora, garantindo uma voz humanizada, e as imagens são representativas do cotidiano do paciente, apresentadas em formato animado para torna-las mais atrativas. Após a avalição, o infográfico atingiu IVC=0,99 no conteúdo e IVC=0,98 na aparência, assim considerado válido para o uso com pessoas em tratamento de hemodiálise para orientações sobre autocuidado. Assim, a tecnologia pode ser aplicada com pessoas com doença renal crônica em tratamento de HD para orientações de autocuidado, sendo válido para aplicar sobre os temas abordados com reprodução na íntegra ou algum tema separado, com abordagem de forma individual ou coletiva. |
Abstract: | Chronic Kidney Disease (CKD) is characterized by a slow and progressive decline in kidney function. When it reaches the most advanced stage, artificial interventions such as hemodialysis (HD) become necessary. As a result, patients must take an active role in their self-care by receiving guidance on daily care during hemodialysis treatment. Educational technology serves as a strategy to support health education initiatives, led by nurses for individuals with CKD undergoing HD, focusing on self-care. This study is justified by the lack of educational technologies tailored to this specific audience—ones that address not only isolated topics but also the multiple and complex needs of CKD patients on HD. The study aims to develop an animated infographic to guide self-care for individuals with chronic kidney disease undergoing hemodialysis. The literature review covers three main topics: (1) chronic kidney disease statistics and hemodialysis as a treatment, (2) educational technologies for hemodialysis patients (based on a scoping review), and (3) academic mobility—perspectives on the transcultural adaptation of the infographic. This is a methodological study, and the infographic was developed based on the Cognitive Theory of Multimedia Learning as the theoretical framework and the ADDIE instructional design model (Analysis, Design, Development, Implementation, Evaluation) as the methodological approach. The infographic was created in five stages: analysis (literature review), design (script development), development (collaboration with a graphic designer), implementation (evaluation by experts using health education validation tools), and evaluation (using the Content Validity Index, CVI). The study received ethical approval (CAAE: 82777424.8.0000.5054, Opinion No. 7,273,336) since it involves human subjects. The final infographic has a duration of 11 minutes and 49 seconds and addresses key topics such as treatment adherence, nutrition, fluid and weight control, tips for fluid intake, hemodialysis access, medications, and multidisciplinary follow-up. The audio was recorded by the researcher to ensure a humanized tone, and the images depict patients' daily lives in an animated format to enhance engagement. After evaluation, the infographic achieved a CVI of 0.99 for content and 0.98 for appearance, confirming its validity for use in self-care guidance for hemodialysis patients. Thus, this educational tool can be effectively used with CKD patients on HD, either in its complete form or by focusing on specific topics, and can be applied in both individual and group settings. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/80178 |
ORCID do(s) Autor(es): | https://orcid.org/0000-0001-5459-9678 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/7568938136999784 |
ORCID do Orientador: | https://orcid.org/0000-0002-0807-056X |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/5527843821495191 |
Tipo de Acesso: | Acesso Embargado |
Aparece nas coleções: | DENF - Dissertações defendidas na UFC |
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2025_dis_dvaraujo.pdf 🔒 Disponível em 2027-03-26 | Previsão de publicação em periódico | 1,6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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