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Tipo: Dissertação
Título: Representação sobre o ensino de leitura de professores de português das escolas públicas de Fortaleza
Autor(es): Pereira, Maria Rosiane Alves
Orientador: Miranda, Cicero Anastácio Araújo de
Palavras-chave em português: Representação social;Leitura;Ensino
Palavras-chave em inglês: Social representation;Reading;Teaching
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Data do documento: 2024
Citação: PEREIRA, Maria Rosiane Alves. Representação sobre o ensino de leitura de professores de português das escolas públicas de Fortaleza. 2024. 178 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Programa de Pós-graduação em Linguística, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo principal analisar a Representação Social (RS) de professores de Língua Portuguesa da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza dos Anos Finais do Ensino Fundamental sobre o ensino de Leitura. A pesquisa está localizada no campo da Linguística Aplicada, como defendido por Moita Lopes (2006), Rajagopalan (2010) e Pennycook (2022). A investigação teve como marco teórico, ainda, a Teoria das Representações de Moscovici (1978, 2009) e Jodelet (2001). Metodologicamente, usamos também os postulados de van Dijk (2003, 2008a), especificamente a categoria de análise-tema no interior da macrocategoria Significado do Discurso. A pesquisa foi realizada com professores efetivos da Prefeitura Municipal de Fortaleza que ministram a disciplina de Língua Portuguesa do nono ano. Foram utilizados dois instrumentos para geração dos dados e para a constituição do corpus: relato pessoal (escrito) e entrevista semiestruturada (gravada e, depois, transcrita). Para fazer as análises, usamos os postulados da Análise Crítica do Discurso, conforme o sugerido por van Dijk (2003, 2008a). A categoria utilizada foi a do Significado do Discurso, especificada na subcategoria dos temas recorrentes no texto e nas falas dos professores. Foi utilizada também a metodologia de Spink (2004), que consistiu em fazer a leitura flutuante dos relatos e das entrevistas já transcritas, de modo a identificar os temas recorrentes sobre o ensino de Leitura e, em seguida, foram elencados, de modo hierárquico, os temas recorrentes, fazendo uma aproximação semântica desses termos, de modo a verificar suas aproximações e diferenças. As análises realizadas evidenciaram uma RS sobre o ensino de Leitura em torno das seguintes RSs: variedade de gêneros, realidade social do aluno, autonomia do aluno, memória afetiva e pensamento crítico do aluno. Tal conclusão direciona para uma abordagem de ensino de Leitura que transpassa a decodificação de texto. Ao reconhecer a importância da diversidade de gêneros textuais, os professores demonstram uma preocupação em oferecer aos alunos uma experiência diversificada e com mais representatividade da realidade na qual eles estão inseridos. No tocante à realidade social dos alunos, sugere-se um ensino de Leitura que leva em consideração os contextos de vida dos estudantes, valorizando suas vivências e promovendo uma leitura crítica e reflexiva. A ênfase da autonomia do aluno indica um ensino que busca trabalhar as competências cognitivas e socioemocionais importantes para uma participação ativa na sociedade. Desse modo, essa conclusão sugere que os professores trabalham com um ensino de Leitura mais inclusivo e centrado no aluno, capaz de promover, além da competência leitora, o desenvolvimento integral dos estudantes como cidadãos críticos, reflexivos e participativos.
Abstract: This research had as main objective to analyze the Social Representation (SR) of Portuguese Language teachers of the Municipal Teaching Network of Fortaleza in the final years of Elementary School on the teaching of reading. The research is located in the field of Applied Linguistics, as defended by Moita Lopes (2006), Rajagopalan (2010) and Pennycook (2022). The research had as theoretical reference, also, the Theory of Representations of Moscovici (1978, 2009) and Jodelet (2001). Methodologically, we also use the postulates of van Dijk (2003, 2008a), specifically the category of theme analysis within the macrocategory Meaning of Discourse. The research was conducted with Portuguese language teachers of the ninth year belonging to the cadre of effective teachers of the City Hall of Fortaleza. Two instruments were used for data generation and for the constitution of the corpus: personal report (written) and semi-structured interview (recorded and then transcribed). To make the analysis we use the postulates of Critical Discourse Analysis, as suggested by van Dijk (2003, 2008a). The category used was the "Meaning of Speech", specified in the subcategory of the recurring "Themes" in the text and speeches of teachers. It was also used the methodology of Spink (2004) which consisted in making the floating reading of the reports and interviews already transcribed, in order to identify the recurring themes on reading teaching and then was listed in a hierarchical way the recurring themes, semantic approximation of these terms, in order to verify their approximations and differences. The analyzes showed a SR on the teaching of reading around the following SR: variety of genres, social reality of the student, student autonomy, affective memory, critical thinking of the student. This conclusion leads to a reading teaching approach that transposes text decoding. By recognizing the importance of the diversity of textual genres, teachers demonstrate a concern to offer students a diversified and more representative experience of the reality of which they are inserted. Regarding the social reality of students suggests a reading teaching that takes into account the contexts of life of students, valuing their experiences and promoting a critical and reflective reading. The emphasis on student autonomy indicates a teaching that seeks to work the cognitive and socioemotional skills important for active participation in society. Thus, this conclusion suggests that teachers work with a more inclusive and student-centered reading teaching, capable of promoting, in addition to reading competence, the integral development of students as critical, reflective and participatory citizens.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79981
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/1631132724319319
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/9649097438898121
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGL - Dissertações defendidas na UFC

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